O Chega/Açores questionou o executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM sobre as obras na Escola Secundária Manuel de Arriaga e o fecho de um lar privado na ilha do Faial, que tem 14 utentes que ficarão “sem alternativa”.

Num requerimento que deu entrada na Assembleia Legislativa Regional, os deputados do grupo parlamentar açoriano do Chega aludem ao anúncio do início de obras no auditório da Escola Secundária Manuel de Arriaga, encerrado desde 2020, e perguntam ao executivo de coligação quando começam e qual a duração prevista para a sua realização.

No documento, consultado hoje pela Lusa, os parlamentares referem que na escola, com cerca de 850 alunos, há outras obras “que merecem também atenção”, como a reparação de portas e persianas exteriores, e que “não vão ser contempladas”.

“Existe alocação de verbas para a reparação urgente das portas exteriores, persianas e outras áreas comprometidas”, questiona o partido.

Entre outros aspetos, o Chega/Açores também quer saber como será salvaguardada a segurança dos alunos e do pessoal docente e não docente durante a realização das obras no auditório da Escola Secundária Manuel de Arriaga, na cidade da Horta.

Num outro requerimento dirigido ao governo açoriano através do parlamento regional, o partido pergunta sobre a solução para os 14 utentes da Residência Sénior HP, também no concelho da Horta, que encerrará na quarta-feira.

“A Residência Sénior HP no Faial, entidade privada, anunciou que encerrará as suas portas a 31 de julho de 2024, ficando os seus 14 utentes sem alternativa de alojamento e de cuidados necessários à qualidade de vida, a que todo o cidadão tem direito. Atualmente, no Faial, não existe capacidade instalada para acolher os 14 idosos da Residência Sénior HP, deixando as famílias dos utentes em situação de desespero e incerteza”, lê-se no documento consultado hoje pela Lusa.

Assim, os deputados do Chega/Açores perguntam se “existem vagas disponíveis em outros lares para os referidos idosos”.

“Quais os recursos atualmente alocados pelo Governo Regional para o apoio a lares de idosos privados e públicos? Qual o orçamento do Governo Regional destinado [ao] apoio a lares? Quais são as atuais capacidades das instituições de apoio a idosos no Faial?”, são outras das questões colocadas pelo partido ao Governo Regional dos Açores.

PUB