A Câmara Municipal de Ponta Delgada, através do Departamento de Desenvolvimento Social, promoveu hoje uma ação de sensibilização no Centro Natália Correia que visou contribuir para uma maior consciencialização sobre o problema da violência física e psicológica contra os idosos.

“Todas as pessoas idosas devem ter consciência, em primeiro lugar, de que a violação dos seus direitos humanos e, neste caso, os maus tratos, são crime e devem ser denunciados”, salientou a Vereadora Cristina Canto Tavares, na sessão de abertura do evento.

Decorrendo no Dia Mundial da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a ação de sensibilização contou com a participação de várias entidades que lidam de perto com a população sénior e teve como tema ‘A idade traz sabedoria, nunca deverá trazer sofrimento’.

“O aumento da violência física e psicológica contra a pessoa idosa está na ordem do dia e, mais do que a própria reflexão, merece a nossa ação. E, portanto, cabe aos poderes públicos esta promoção da reflexão e aumento da consciencialização”, disse a autarca.

Como tal, para prevenir e combater o fenómeno, a Polícia de Segurança Pública esteve no Centro Natália Correia a apresentar o “Apoio 65 – Estou Aqui Adultos’, um programa criado para dar resposta a situações de cidadãos que, em razão da idade ou de alguma patologia associada, possam sentir a sua segurança ameaçada.

Depois, através de conferência online, o professor Joaquim Dantas Rodrigues, do Centro de Estudos Dantas Rodrigues, apresentou e resumiu a importância do ‘Guia Jurídico para Proteção dos Mais Velhos’ aos muitos idosos que marcaram presença no evento.

O momento foi seguido de uma palestra protagonizada pela Coordenadora do Gabinete da Associação de Apoio à Vítima de Ponta Delgada, Sílvia Branco, que, entre outras informações sobre comportamentos violentos na Região, deu nota do aumento de denúncias referentes a casos de violência contra idosos.

A ação de sensibilização terminou com uma apresentação por parte da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social, Margarida Pais, do Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo.

Recorde-se que o plano contempla 50 medidas a pensar na população sénior do concelho de Ponta Delgada, das quais 13 são direcionadas para a área das saúde e bem-estar, 17 para a participação cívica, 6 para a aprendizagem ao longo da vida e 14 na área da segurança, mobilidade e conforto.

Autarquia distribui 1500 ímanes com contactos de emergência a idosos de Ponta Delgada

A Vereadora com o pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina Canto Tavares, anunciou hoje que a autarquia vai distribuir gratuitamente 1500 ímanes a idosos de todo o concelho, contendo contactos úteis para que possam fazer face a eventuais situações de emergência.

Cumprindo com mais um dos objetivos contemplados no Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo, a disponibilização destes ímanes permitirá às pessoas em idade sénior acederem facilmente a contactos para que possam “obter apoio, suporte e ajuda”, referiu a autarca.

Nos ímanes constam contactos da APAV – Açores, da PSP, do Número de Emergência 112, assim como da Linha de Apoio Emocional ‘SOS Voz Amiga’.

Segundo Cristina Canto Tavares, a autarquia tem previsto o reforço deste número de ímanes, que será feito “à medida que as associações, Juntas de Freguesia e os centros de apoio nos forem solicitando a maior distribuição desta informação”.

A terminar, a Vereadora sublinhou a importância da implementação do Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo, enquanto documento orientador das políticas municipais para a promoção de uma seniorização ativa e feliz.

“Foi na auscultação direta aos idosos do concelho, às instituições que trabalham diretamente com idosos, que nós o construímos. E um dos grandes eixos deste plano é precisamente a promoção da segurança e do conforto”, concluiu.

PUB