O Auditório Ferreira da Silva, na vila de Água de Pau, Lagoa, acolheu entre os dias 6 e 8 de junho, as XXI Jornadas de Medicina Geral e Familiar dos Açores, promovidas pela Delegação Regional dos Açores da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), e contaram com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa. Albertina Oliveira, vereadora da área saúde da Câmara Municipal de Lagoa, marcou presença na cerimónia de abertura do evento.

Na ocasião, Albertina Oliveira afirmou que “a realização destas Jornadas assume grande importância, sobretudo para os profissionais de saúde, uma vez que abordam temas que visam reconhecer e dignificar o papel preponderante dos médicos de família no sistema de saúde vigente”.

Mais do que isso, a vereadora salientou que “o acesso aos cuidados de saúde é o pilar de qualquer sociedade moderna e sobretudo de uma sociedade democrática como a nossa, em que as políticas de saúde existem para garantir a igualdade de acesso a cuidados de saúde primários eficientes e acessíveis, centrados no cidadão e na proximidade com os utentes”. “São os médicos de família que melhor conhecem os seus utentes, bem como a sua família e o contexto social em que estão inseridos, desenvolvendo com eles relações de confiança, que facilitam a comunicação, reduzindo assim a recorrência a outros níveis de cuidados”, acrescentou.

Albertina Oliveira e Mónica Seidi

A vereadora da área da saúde da autarquia lagoense aproveitou a ocasião para sublinhar, ainda, a importância do papel dos médicos de família na prevenção, contribuindo para “melhorar o serviço de saúde, a qualidade de vida dos doentes e ao mesmo tempo reduzir custos no sistema de saúde”. Na sua opinião, torna-se, assim, necessário valorizá-los, “com fatores de atratividade e de reconhecimento na carreira, pois caso contrário, corre-se o risco de perder o pilar principal do nosso sistema de saúde”.

Para além disso, Albertina Oliveira destacou que é importante “investir na formação e na atualização contínua destes profissionais de saúde, fundamental para a prática da Medicina Geral e Familiar”.

De referir que, a 21.ª edição das Jornadas de Medicina Geral e Familiar dos Açores contou com a participação de 186 profissionais de saúde. Na sessão de encerramento do evento, Tatiana Nunes, membro da comissão organizadora das Jornadas de MGF dos Açores e delegada regional nos Açores da APMGF, adiantou que “ficou a sensação do dever cumprido e que a organização conseguiu atingir o seu objetivo ao nível do número de participantes”.

PUB