A Câmara Municipal de Ponta Delgada está a substituir e a requalificar o sistema de drenagem da rua da Covilhã, nos Remédios da Bretanha, correspondendo aos apelos da Junta de Freguesia e sensível às solicitações dos seus moradores.

Refira-se que na sequência das fortes intempéries sentidas no início do presente ano, a autarquia constatou a existência de fendas no pavimento em zona próxima à Igreja – mais especificamente, na confluência da rua Nossa Senhora dos Remédios com a rua da Covilhã -, tendo concluído que os danos tiveram a sua origem num antigo canal subterrâneo construído no local, por não apresentar capacidade de drenagem adequada à quantidade de chuva que se tem vindo a observar.

Assim, no sentido de se melhorar o sistema de drenagem de águas pluviais, estão a ser desenvolvidos trabalhos através da construção de novo coletor e com novo encaminhamento e destino final (grota), por duas fases.

A primeira fase está a ser executada neste momento, incidindo sobre o troço compreendido entre a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e a moradia nº 12 da rua da Covilhã. A segunda intervenção partirá da moradia nº 12 e irá estender-se até à zona da Grota.

Com as chuvadas de domingo à noite, o material provisório (tout-venant) que cobria a vala já realizada foi arrastado, deixando as mesmas abertas.

Entretanto, e de modo a permitir que os utilizadores da via pudessem, logo de manhã, circular sem constrangimentos, uma equipa do Departamento de Obras da Câmara Municipal de Ponta Delgada iniciou trabalhos de limpeza e reposição de material logo a partir das 4h00 da manhã, tendo o trabalho ficado concluído pelas 6h30, permitindo a circulação viária no troço afetado.

PUB