É já na próxima 4ª feira que a cidade de Ponta Delgada vai ter o dérbi da 3ª Divisão Nacional de Hóquei Patins, entre o Marítimo e o HC Ponta Delgada. Por razões de saúde pública o pavilhão Municipal Carlos Silveira não será este palco deste encontro, pois está ocupado, servindo de hospital pelos motivos que todos nós conhecemos.

Mais uma vez o pavilhão Sidónio Serpa será palco de mais um dérbi entre o Marítimo SC já vencedor da sua zona e com presença assegurada na 2ª Divisão, com todo o mérito. Por outro lado, o HC Ponta Delgada tem já marcada a sua presença na próxima época na 3ª Divisão, pois não haverá liguilha com o Campeão Regional.

Na primeira volta e em tempo de Natal, o Marítimo venceu o HC PDL por 2 – 1, num jogo bem disputadoem que o Nelson Calisto teve no stick teve a ocasião para empatar o jogo nos minutos finais na transformação de uma penalidadeque falhou e foi derrotado.

Normalmente é a equipa mais mal classificada que vence o jogo que ninguém quer perder, será que a tradição vai manter-se. O Marítimo por sua vez mantém o primeiro lugar pelo que qualquer que seja o resultado é o que menos importa, dado que o 2º classificado o Sporting dista 15 pontos, e em ambos os jogos perdeu com o líder.

Falando um pouco sobre o Marítimo SC

O Marítimo foi ao longo da época formou uma equipa equilibrada, soube reforçar-se com Tiago Leite que transitou do HC PDL já com a época a decorrer e de Capinha vindo do Continente, não esquecendo o Argentino VilsonBartolloto.

Na baliza teve dois guarda-redes Nuno Teixeira e Tiago Simões ambos com boas capacidades para defender em pista a camisola azul e branca da Calheta.

No comando técnico do Marítimo nada a apontar ao treinador Júlio Soares, que soube sempre equilibrar a sua equipa nos momentos menos bons, tendo a sua equipa averbado ao longo do campeonato uma derrota com Paço Arcos “B” e um empate com o Sesimbra, ambos os jogos realizados no Continente.

Observando o HC Ponta Delgada

Por outro lado, temos o HC Ponta Delgada com objetivos totalmente diferentes do Marítimo que procurou nesta divisão não ficar nos lugares de descida aos Regionais e preparando uma equipa para o futuro. Teve sim um grande reforço de nome Pedro Soares, elemento de referência na marcação de golos do HC PDL para uma classificação tranquila.

Não posso deixar referir que a posição de guarda-redes é muito importante numa equipa e Herberto Resendes e Sandro Melo tiveram em Rui Santos este elemento. Como todos os atletas têm altos e baixos e o Rui começou mais tarde a época, mas foi ganhando ritmo,foi dando confiança aos seus colegas em pista, fazendo uma época muito positiva.

Uma palavra para os mais concretizadores

Neste dérbi vamos ter frente a frente dois goleadores o Argentino Octávio Zangheri, com 47 e Pedro Soares com 48 golos marcados, de certeza vão querer marcar neste dérbi para ser o mais concretizador das equipas açorianas que participam na 3ª Divisão 2022-2023.

Aguardamos pois a presença nas bancadas do Sidónio Serpa na quarta feira dia 22 de maio, pelas 21H00 de muitos adeptos e simpatizantes de ambos os clubes e que seja um jogo com incerteza no resultado e que ganhe o que marcar mais golos…..

PUB