O Santa Clara foi superior e venceu hoje a União de Leiria por 2-0, em Ponta Delgada, com dois golos na segunda parte que deram aos açorianos o título de campeão da II Liga de futebol.
Os açorianos terminam o campeonato com 73 pontos, mais dois do que o Nacional, conquistando a II Liga 23 anos depois (a primeira foi em 2000/01).
O primeiro golo chegou aos 63 minutos por intermédio de Pedro Ferreira, que, sem deixar a bola tocar no relvado, rematou de primeira para o fundo das redes, para gáudio dos adeptos.
Aos 80 minutos, uma boa jogada pela ala esquerda, culminou com a finalização certeira de Bruno Almeida, levando o público a gritar pelos “campeões”.
Os adeptos responderam ao repto e marcaram presença no último jogo da época do Santa Clara. A poucos minutos do apito inicial, no exterior do recinto, centenas de pessoas formavam extensas filas para entrar no Estádio de São Miguel, que ficou perto de atingir a lotação máxima neste último jogo da época.
Muitos dos adeptos não chegaram a tempo de ver a boa entrada do Santa Clara, mas assistiram a um jogo equilibrado no primeiro tempo, marcado pelo maior ascendente ofensivo do Santa Clara, mas com oportunidades de golo para ambas equipas.
Os açorianos conseguiram instalar-se no meio-campo contrário, mas encontraram no guarda-redes Kieszek uma barreira difícil de superar. Aos 11 e 19 minutos, o guarda-redes polaco evitou o golo com boas defesas a remates de Bruno Almeida e Calila, respetivamente.
A União de Leiria, contudo, através de contra-ataques, também conseguiu criar vários lances perigosos. Aos 18 minutos, Arsénio Nunes, isolado, esteve perto do golo, mas a intenção foi travada por uma enorme defesa de Gabriel Batista.
Na segunda parte, a equipa de Vasco Matos ajustou os comportamentos defensivos e a União de Leiria teve mais dificuldades em chegar com perigo à baliza açoriana.
Os açorianos ficaram mais confortáveis na partida assim que chegaram ao primeiro golo. A formação insular formou um bloco defensivo compacto, aproximando as linhas e tapando os caminhos da baliza à formação leiriense.
Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Santa Clara – União de Leiria, 2-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Pedro Ferreira, 63 minutos.
2-0, Bruno Almeida, 80.
Equipas:
– Santa Clara: Gabriel Batista (Marco Díaz, 89), Rafael Sousa (Ricardinho, 46), Rocha, Pedro Pacheco, MT (Klismahn, 77), Calila, Adriano, Pedro Ferreira, Vinicius (Gabriel Silva, 59), Bruno Almeida e Safira (Paulo Henrique, 77).
(Suplentes: Marcos Díaz, Sema Velasquez, Ricardinho, Paulo Henrique, Ageu, Jair Semedo, Gabriel Silva, Klismahn e Rafael Martins).
Treinador: Vasco Matos
– União de Leiria: Kieszek, Marco Baixinho, Bura, Vasco Oliveira, Cuca, Dje D’avilla (Marcos Silva, 65), Jair Matheus, Valdir Jr. (Ouattara, 75), Arsénio (Leandro Silva, 75), Leandro (Rashaan Fernandes, 75) e Brenner Santos (Paul Ayongo, 65).
(Suplentes: Fábio, Tiago Ferreira, Lystsov, Rashaan Fernandes, Kaká, Leandro Silva, Ouattara, Marcos Silva e Paul Ayongo).
Treinador: Filipe Cândido.
Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Calila (32), Rocha (33), Bura (35), Leandro Silva (64) e Bruno Almeida (81).
Assistência: 7.443 espetadores.