Um total de 152 hectares foram plantados em áreas públicas e privadas, nos Açores, durante a época de plantação de espaços florestais que terminou em abril, informou hoje o Governo açoriano.
Citado numa nota de imprensa, o secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, disse que segue-se agora o trabalho de “monitorizar o crescimento das plantas e implementar medidas de gestão para garantir o sucesso das florestas”, nomeadamente em termos de limpezas para combater as espécies invasoras de rápido crescimento.
Relativamente às florestas de produção, promotoras de sustentabilidade, plantaram-se cerca de 57 hectares nas áreas privadas e 31 hectares nas áreas públicas, maioritariamente com espécies resinosas.
No que diz respeito às florestas de proteção, com papel crucial na conservação dos recursos hídricos, regulação do clima e prevenção de desastres naturais, foram plantados cerca de 44 hectares em áreas privadas e 20 hectares em áreas públicas, principalmente com espécies endémicas, autóctones e folhosas.