Texto e Foto: José Araújo

O Marítimo SC venceu o GD Sesimbra no dia 28 de abril por 7 – 1, no pavilhão Municipal Carlos Silveira, já vencendo por 5 – 1 ao intervalo. Foi uma partida da 26ª jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão Zona Sul “B” de Hóquei Patins.

Foi um jogo que no fundo foi um pouco mais difícil para os Continentais que entraram logo a perder com golos aos 23:39 e 21:27 por Vilkson Bartolotto e Octavio Zangheri. Mesmo já a ganhar por dois golos o Marítimo continuou a pressionar para cedo resolver o jogo.

O Sesimbra tentou abrir linhas para reduzir o marcador, mas teve sempre na baliza adversária Tiago Simões e Nuno Teixeira que não deixaram que tal acontecesse.

O Marítimo aumentou o marcador para 3 – 0 na transformação de uma penalidade aos 18:27 por Henrique Viçoso. Foi ainda Carlos Guimarães que aumentou o marcador para 4 – 0 aos 8:40 numa boa transição do Marítimo.

O Sesimbra remava contra a maré, não baixou a sua intensidade e reduziu para 1 – 4 com golo de Miguel Gonçalves com assistência de André Raposo. O Marítimo voltou aos golos e Tiago Leite elevou o marcador para 5 – 1 aos 2:29, resultado com que terminou a 1ª parte.

Nesta 2ª parte tivemos o jogo em aberto e ambas as equipas patinavam muito, abrindo linhas que não resultavam em golos, com os Continentais a pressionar muito, mas sem consequências. Neste, entretanto, o árbitro Fernando Lopes mostra o único cartão azul ao treinador do Marítimo Júlio Soares por protestos da não amostragem de um cartão azul por brutalidade a um adversário.

Foi preciso chegar ao minuto 12:28 para de novo Tiago Leite marcar o 6 – 1 e o segundo da sua autoria, mas com assistência de Carlos Guimarães.

O Sesimbra teve ainda a hipótese de reduzir o marcador da marcação de um livre direto a sancionar a décima falta da equipa do Marítimo, que Nuno Teixeira defendeu bem.

Para fechar o marcador Tiago Leite o homem golo faz o seu terceiro elevando assim o marcador para 7 – , mas desta vez com assistência de Octavio Zangheri, resultado com que terminou o jogo.

Este jogo foi dirigido por Fernando Lopes árbitro de categoria B, que podia ser mais competente, deixou jogar, mas no aspeto disciplinar não esteve bem, faltou na minha opinião a amostragem de um cartão azul a um jogador do Sesimbra por brutalidade.

Na bancada o sexto jogador esteve em bom número apoiando durante todo o jogo os azuis da Calheta no caminho para o título que está para breve.

Numa breve apreciação ao jogo desta jornada, o Marítimo foi muito competente ao longo dos 50 minutos, gerindo bem o jogo, tendo em Tiago Leite o homem golo com a marcação de três tentos.

O Sesimbra é o 3º classificado com 46 pontos, atrás do Sporting CP “B” a nove pontos, e nesta deslocação aos Açores sofreu uma derrota no sábado HC PDL por 4 – 0 e hoje com o Marítimo 7 – 1. Fazendo uma análise às últimas seis jornadas do Sesimbra teve E,D,V,V,V,V pelo que vinha moralizado para este jogos nos Açores, depois de uma série de quatro vitórias.

O Marítimo continua em 1º lugar na tabela classificativa em 25 jogos, 70 pontos, 23V, 1E, 1D, com 156GM e 36GS, sendo o clube que sofreu menos golos em toda a 3ª Divisão Nacional.

Andamento do marcador: 1 – 0 Vilson Bartolotto, 2 – 0 Octávio Zangheri, 3 – 0 Henrique Viçoso, 4 – 0 Carlos Guimarães, 4 – 1 Miguel Gonçalves, 5 – 1 Tiago Leite – Intervalo – 6 – 1 e 7 – 1 por Tiago Leite.

Para terminar este campeonato falta jogar o Marítimo quatro jornadas:

  • Dia 4 maio um jogo no Continente com A Stuart HC Massamá, para a 27ª jornada;
  • Dia 12 maio em casa no dérbi com o HC Ponta Delgada, para a 28ª jornada;
  • Dia 19 maio de novo em casa com o Sporting CP “B”, para a 29ª jornada,
  • Folgando na 30ª e última jornada.

Jogaram e alinharam neste jogo:

Marítimo SC

  • Cinco Inicial: GR Tiago Simões, Henrique Viçoso, Octávio Zangheri, Tiago Botelho e Vilson Bartolotto
  • GR Nuno Teixeira, Carlos Guimarães, Tiago Leite, Hélder Capinha e Henrique Pimentel
  • Treinador: Júlio Soares

GD Sesimbra

  • Cinco Inicial: GR Alexandre Maricato, João Marques, André Raposo, André Lopes, Augusto Cachucho
  • GR Ricardo Fonseca, Chumbinho Eduardo, João Geraldo, Diogo Carvalho e Miguel Gonçalves
  • Treinador: Marco Costa

Arbitragem de Fernando Lopes Árbitro Categoria “B”

PUB