O PS/Açores alertou hoje o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) para o problema da falta de gruas nos portos da ilha Graciosa e exigiu “respostas imediatas” para a situação, que diz ser prejudicial para pescadores e operadores marítimo-turísticos.

“A ausência de gruas nos portos da Praia, Santa Cruz e Folga, na ilha Graciosa, tem sido um desafio constante para os nossos pescadores e operadores marítimo-turísticos. Esta situação não pode continuar a ser ignorada”, declarou o deputado socialista José Ávila citado num comunicado do partido.

O PS/Açores entregou hoje um requerimento na Assembleia Legislativa Regional onde alerta o executivo açoriano da coligação para o problema.

“A pesca – lúdica e profissional -, e o turismo marítimo são setores fundamentais para a nossa economia local. No entanto, sem gruas funcionais nos nossos portos, enfrentamos grandes dificuldades operacionais e financeiras”, alega José Ávila.

Segundo o deputado socialista, apesar dos alertas reiterados ao longo dos últimos três anos, o Governo Regional dos Açores ainda não tomou medidas adequadas para resolver este problema.

“É inaceitável que, após tanto tempo, continuemos sem uma solução clara para este problema”, frisou.

José Ávila refere a importância de o executivo liderado por José Manuel Bolieiro (PSD) encontrar soluções temporárias para garantir a operacionalidade dos portos da ilha Graciosa, “salvaguardando a segurança dos utilizadores do mar e das suas embarcações”.

“Exigimos respostas imediatas do Governo Regional sobre os planos para resolver esta situação urgente”, concluiu.

PUB