O HC Ponta Delgada venceu esta sexta-feira por 4 – 3 o HC Santiago, com 2 – 1 ao intervalo, jogo realizado no pavilhão Sidónio Serpa em Ponta Delgada, numa partida em atraso da 8ª jornada da 3ª Divisão Zona Sul “B”.

O HC Santiago na passada semana tinha jogado com os micaelenses a contar para a 23ª jornada com um empate a dois golos, num jogo bem disputado no Continente.

Este jogo em Ponta Delgada seria a desforra, mas foi o HC Ponta Delgada que entrou mais forte no jogo e abriu o ativo quando estavam decorridos dois minutos de jogo, por Pedro Soares numa boa transição, com assistência de Francisco Freitas.

Foi um jogo na primeira parte com catorze faltas para ambas as equipas e com um azul para Nelson Calisto do HC PDL. Tivemos um longo período do jogo sem golos, mas com muitas oportunidades para ambos os conjuntos.

E foi nos cinco minutos finais que o HC PDL aumentou o marcador, o Santiago reduziu e ainda houve tempo para a marcação de um livre direto para os Continentais, não concretizado por um uma boa defesa de Rui Santos, que nos cinquenta minutos de jogo deu muita tranquilidade aos micaelenses.

Para a 2ª parte o HC Santiago não tinha nada a perder, veio para o jogo com muita confiança a pressionar alto e a abrir linhas para empatar o marcador, mas foi o HC PDL que aumentou score para 3 – 1 de novo por intermédio de Francisco Freitas.

O HC Santiago reduziu o marcador para 2 – 3 por Tiago Pereira com assistência de Luís Delgado. De novo Rui Santos defendeu dois livres diretos um executado por Fábio Santos e outro por Luís Delgado. Mas foi os Continentais que reduziram o marcador e empatando a 3 – 3 por Rui Simões, faltando cerca de 10 minutos para o termo do jogo.

E foi a referência do HC PDL e de nome Pedro Soares que desbloqueou o jogo na marcação de um livre direto após o Santiago ter atingido a 10 falta de equipa, fez o 4 – 3 com que terminou o jogo.

Com um olhar sobre o jogo e Sandro Melo do HC PDL, deu minutos de jogo ao Rodrigo Pimentel, um jovem talento ainda sub 17 que em jogo não comprometeu antes pelo contrário cumpriu bem.

Com arbitragem de Fernando Lopes, árbitro de Categoria B, não foi um jogo fácil de dirigir, porque as equipas também não facilitaram. Como já manifestei anteriormente, só com um árbitro não se pode fazer melhor. Digo isto porque na etapa final do jogo houve jogo duro para com um hoquista do Santiago e dada a posição em pista o árbitro não viu nem sancionou ao nível disciplinar.

Não posso deixar de referir que após o termo do jogo tentei ouvir do treinador do HC Santiago, Jorge Silva, que se recusou a fazer um balanço ao jogo, numa falta de desportivismo.

O jornal Açores 9 como órgão de comunicação social está sempre disponível para ouvir os intervenientes do jogo e divulgar a modalidade, mas discorda da posição deste agente desportivo.

Com o resultado deste jogo, o HC Ponta Delgada, soma mais três pontos, está classificado no 8º lugar em 22 jogos com 31 pontos, com 9V, 4E e 9D com 85GM e 100GS.

Os micaelenses vão realizar no feriado do 25 de abril no Continente, o jogo com o GD Sesimbra a contar para a 25ª jornada. Já no próximo dia 27 de abril vai receber em Ponta Delgada de novo o GD Sesimbra, em mais um jogo em atraso, da 10ª jornada.

Andamento do marcador: 1 – 0 Pedro Soares (23:38), 2 – 0 Francisco Freitas (4:17), 2 – 1 Diogo Pratas (1:03), intervalo. 2ª parte 3 – 1 Francisco Freitas (20:02), 3 – 2 Tiago Ferreira (19:50), 3 – 3 Rui Simões (16:07), 4 – 3 Pedro Soares (3:33).

As equipas alinharam e jogaram

HC Ponta Delgada

Cinco Inicial: GR Rui Santos, Pedro Paula, Francisco Freitas, Pedro Soares, Mário Jesus,

GR Michael Tavares, Miguel Pimentel, Nelson Calisto, Fábio Larsen, e Rodrigo Pimentel

Treinadores: Sandro Melo e Herberto Resendes

Golos de: Pedro Soares (2) e Francisco Freitas (2)

Disciplina: Miguel Pimentel (azul) e Nelson Calisto (azul)

HC Santiago

Cinco Inicial: GR Diogo Gonçalves, Fábio Santos, Luís Delgado, Ricardo Matias e Miguel Oliveira

GR Tiago Mota, Diogo Pratas, Rui Simões, Tiago Pereira

Treinador: Jorge Silva

Golos: Diogo Pratas (1), Rui Simões (1) e Tiago Pereira

Disciplina: Fábio Santos (azul)

Fotos e crónica de José Araújo

PUB