Foto: Rui Soares

Nos próximos dias 26 a 28 de abril, a idílica “ilha verde”, São Miguel, nos Açores, vai ser o palco da segunda etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, a única competição automóvel 100% comprometida com as preocupações ambientais, em Portugal.

Este ano, o Azores Eco Rallye ganha uma relevância adicional uma vez que vai pontuar também para o calendário internacional oficial FIA, integrando, pela primeira vez, o “Bridgestone FIA ecoRally Cup 2024.

Portugal é um dos poucos países a que o Conselho mundial da FIA concedeu a realização de duas provas a contar para o campeonato internacional, o que demonstra o reconhecimento mundial que tem vindo a ser atribuído à organização e à competição do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO.

O primeiro dia de prova arranca às 15h00 de sexta-feira, no dia 26, no Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia da São Miguel, estando a meta instalada no Campo de Futebol das Setes Cidades.

No sábado, dia 27, a partida será dada às 9h00, na Alameda das Portas do Mar, onde os carros deverão chegar também ao final do dia, com paragem na Fábrica de Chá da Gorreana e almoço no Parque Multiusos das Furnas.

O último dia desta etapa, domingo, dia 28, está reservado para a disputa de uma Street Stage, na Avenida do Mar, e o pódio final estará instalado nas Portas da Cidade.

Paulo Miguel Rego, diretor de prova, refere que “a 5ª edição do Azores Eco Rallye será a mais desafiante de todas, mas também aquela que nos trouxe uma responsabilidade acrescida. Termos uma prova integrada no Bridgestone FIA Ecorally Cup apresentou-nos desafios suplementares que procuramos superar, para pôr na estrada uma prova memorável para todos os que aceitaram o desafio proposto pelo GDC. Procuraremos voltar a pôr nas estradas de São Miguel um rali competitivo, muito exigente para os pilotos, mas também com as estradas e paisagens deslumbrantes que caraterizam os Açores. Com este misto de dificuldade e beleza pretendemos criar uma prova única e mística no seio do campeonato do mundo da especialidade.”

São 20 as equipas que irão competir com carros 100% elétricos, matriculados e sem qualquer tipo de modificação, num campeonato que é organizado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e que tem como promotor a MyTime

O Azores Eco Rallye tem um total de 397,27 km, divididos em 5 secções. O percurso seletivo apresenta 15 Sectores de Regularidade, perfazendo um total de 257,94 km.

PUB