O PCP questionou a Comissão Europeia sobre os apoios à pesca nas Regiões Ultraperiféricas (RUP), na sequência de uma visita da deputada no Parlamento Europeu Sandra Pereira aos Açores, onde esteve reunida com pescadores e associações representativas do setor.

Segundo um comunicado de imprensa da CDU/Açores divulgado hoje, a deputada Sandra Pereira enviou uma pergunta à Comissão Europeia a questionar “que apoios podem ser direcionados para o setor da pesca nesta região ultraperiférica, compensando os pescadores por eventuais limitações à sua atividade que decorram na implementação destas áreas protegidas”.

A eurodeputada também quer saber “como será compensada a implementação antecipada das áreas marítimas protegidas”.

No documento, enviado no seguimento da visita aos Açores que realizou na semana passada, a deputada ao Parlamento Europeu do PCP, salienta que “no sentido de concretizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Região Autónoma dos Açores antecipou a meta para alcançar as áreas marítimas protegidas: 30% já em 2024 e não em 2030”.

“Em contacto com pescadores e associações representativas do setor da pesca nos Açores, foi-me transmitida a preocupação da falta de apoios à atividade piscatória, que ficará mais limitada”, acrescenta.

Os pescadores “são os principais interessados na recuperação, valorização e conservação da biodiversidade marinha, mas referem que esta antecipação dos prazos sem o necessário enquadramento pode, por um lado, pôr em causa o alcance de tais objetivos e, por outro lado, os apoios para que o setor da pesca possa continuar a laborar são fundamentais agora (e não mais tarde)”, refere ainda.

 

PUB