O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) atualizou hoje para 21 as ocorrências no grupo Oriental, que contempla as ilhas de Santa Maria e São Miguel, devido às condições meteorológicas adversas.

De acordo com o último comunicado emitido, das 21 ocorrências no grupo Oriental durante o dia de hoje, 14 tiveram lugar na ilha de São Miguel, nos concelhos de Ponta Delgada, Lagoa e Ribeira Grande, e sete em Santa Maria.

A Proteção Civil refere que as situações reportadas “correspondem, sobretudo, a quedas de árvore, obstruções de via, inundações em habitações, uma queda de estrutura e a um transbordo de ribeira”.

Entretanto, o Governo dos Açores informou que o jardim do Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, “estará encerrado nos próximos dias”, reabrindo ao público na terça-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelos até domingo para as nove ilhas dos Açores, devido às previsões de precipitação por vezes forte, vento e agitação marítima.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

PUB