O Vice-Presidente do Município, Pedro Furtado, afirmou hoje que a Meia Maratona Juventude Ilha Verde eleva Ponta Delgada “a altos patamares a nível nacional” e que o evento não só traz “retorno” como “projeção mediática e turística” ao concelho.
A convicção foi partilhada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na conferência de imprensa de apresentação da 10.ª edição da Meia Maratona Juventude Ilha Verde que se vai realizar este domingo, a partir das 10h00.
“Nós estamos muito apostados nesta Meia Maratona e temos a plena convicção de que nos eleva a altos patamares a nível nacional. E talvez um dia, mantendo esta mesma cadência, poder-nos-á elevar a um patamar internacional”, começou por dizer Pedro Furtado, sobre a prova organizada pelo Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde.
“Tenho dito, por diversas ocasiões, que o desporto é uma das formas mais eficazes de garantir retorno ao investimento feito pelos poderes públicos (…) e um dos melhores instrumentos de projeção mediática e turística dos Açores e de Ponta Delgada”, acrescentou.
Segundo o Vice-Presidente do Município, o evento desportivo não poderia estar melhor alinhado com as estratégias municipais de divulgação turística e de promoção de hábitos de vida saudáveis no concelho, junto dos seus mais variados escalões etários.
“Este é um evento que vai ao encontro das nossas políticas de juventude, mas também dirigidas ao envelhecimento ativo”, destacou Pedro Furtado, sem deixar de salientar “as marcas e os atletas de excelência” que a Meia Maratona Ilha Verde tem trazido a Ponta Delgada.
A conferência de imprensa contou com a presença do Presidente da Direção do Clube Juventude Ilha Verde, Paulo Costa, que agradeceu o apoio logístico e financeiro da autarquia à concretização do evento e adiantou que a prova deverá ultrapassar os 300 participantes, este ano.
A Meia Maratona Juventude Ilha Verde inicia e termina nas Portas da Cidade, em Ponta Delgada, envolvendo um percurso de 21 098 metros.
Trata-se da única prova do género certificada nos Açores e, tal como explicou Paulo Costa, o programa da Meia Maratona contempla diferentes distâncias “de forma a englobar todas as atividades e vários tipos de atletas”.
“Dentro desta prova, temos a corrida dos ‘Mini Campeões’, com 1300 metros e destinada aos escalões de benjamins, infantis, iniciados e desporto adaptado; a ‘Corrida dos Campeões’, com 5250 metros, para jovens masculinos e femininos; e a ‘Mini Maratona’, com 10549, destinada aos escalões de juniores, seniores e veteranos”, deu nota.
E para aqueles que “não querem correr, mas querem também fazer parte deste evento”, lembrou Paulo Costa, há a chamada ‘Caminhada’, que reserva um trajeto de 5250 metros para todos aqueles que pretendam integrá-la.
As inscrições podem ainda ser feitas através do site da Associação de Atletismo de São Miguel (https://aatletismosmiguel.pt/).