Os Açores registaram uma subida homóloga de 11,1% no número de dormidas em alojamentos turísticos, em fevereiro, depois de dois meses de descida, segundo estimativas do Serviço Regional de Estatística (SREA) divulgadas hoje.

“O Indicador de Turismo prevê que terão sido registadas no mês de fevereiro, em toda a região, cerca de 154,5 mil dormidas no conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico (hotelaria, alojamento local e turismo no espaço rural)”, lê-se numa publicação do SREA, divulgada na sua página na Internet.

Segundo o Serviço Regional de Estatística, “o valor desta estimativa das dormidas é superior em 11,1% quando comparado com o valor provisório do mês homólogo (139,1 mil)”.

Em dezembro, o número de dormidas nos Açores registou uma quebra de 5,4% e em janeiro baixou 2,5%, face aos períodos homólogos.

O relatório do Indicador de Turismo destaca ainda o número de passageiros desembarcados nos aeroportos dos Açores, em fevereiro, com origem no estrangeiro e no território nacional (excluindo entre as ilhas).

De acordo com dados revelados anteriormente pelo SREA, os passageiros provenientes de voos internacionais (9.603) aumentaram 34,5%, enquanto os viajantes com origem no continente e na Madeira (55.715) subiram 5,2%.

A publicação realça também os levantamentos e compras em caixas automáticas e terminais de pagamento automático (TPA) feitos por nacionais (164,387 milhões de euros) e estrangeiros (12,123 milhões de euros), em fevereiro, nos Açores.

As compras realizadas em TPA atingiram 133,1 milhões de euros (mais 12,1% do que no período homólogo), dos quais 122,2 milhões com cartões de bancos nacionais (mais 11,4%) e 10,8 milhões com cartões de bancos internacionais (mais 20,3%).

Já os levantamentos em caixas automáticas atingiram 43,5 milhões de euros (mais 2,2%), dos quais 42,2 milhões nacionais (mais 2,3%) e 1,3 milhões internacionais (menos 1,8%).

Segundo o SREA, o Indicador de Turismo (IT) “tem por objetivo estimar a evolução geral da atividade económica no setor do turismo na Região Autónoma dos Açores”.

“O IT-Açores resulta da adição das estimativas das dormidas registadas nos três tipos de alojamento turístico e é divulgado cerca de três semanas antes da publicação do destaque da Atividade Turística”, lê-se na publicação.

A estimativa das dormidas no conjunto da hotelaria, no turismo rural e no alojamento local, “recorre aos valores registados no Inquérito à Permanência de Hóspedes na Hotelaria e outros alojamentos” e à “extrapolação de tendências de acordo com a taxa de resposta expectável em cada caso”.

 

PUB