Foto: Federação de Ginástica de Portugal

Decorreu este fim-de-semana a Taça do Mundo e Open Internacional de Cantanhede em Ginástica Aeróbica com a presença de cerca de 700 ginastas de 21 Países de todos os continentes. Participaram 3 ginastas açorianos na Taça do Mundo e 26 ginastas no Open Internacional.

Na Taça do Mundo Rui cansado renova o 3º lugar do pódio. Em primeiro lugar o campeão Europeu de 2023, Davide Nacci (Itália) e o segundo para Ivan Veloz (ex campeão Mundial, México). Leonor Januário alcança o 16º lugar entre 28 ginastas dos 5 continentes (máximo 2 por país). A categoria individual feminino foi ganha pela campeã do mundo, Anastasiia Kurashvili (Ucrânia), seguida de Sara Cutini de Itália multi-medalhada em várias categorias a nível mundial e nos Jogos mundiais. O trio constituído por Rui Cansado, Tomás Amaral e Leonor Januário por 0,03 pontos não consegue entrar na final classificando-se em 9º lugar.

No Open Internacional, medalha de ouro para Tiago Pinheiro que divide o pódio com a Espanha e Itália. Na categoria Par misto, no escalão júnior, Tiago Pinheiro e Matilde Cymbron ganham o bronze (ouro para França e prata para a Espanha), e, no escalão juvenil, Martim Medeiros e Margarida Goes, também sobem ao terceiro lugar do pódio, atrás da Espanha e Taipé.

Na categoria trio a ginasta Matilde Cymbron competiu em parceria com Nádia Almeida e Maria Rita Santos da União recreativa do Dafundo e ganham o segundo lugar, tal como, na categoria grupo juntamente com Camila Pires (CAGPD) e Matilde Maçanita (URD). Estas categorias foram ganhas pela Espanha e França respetivamente.

Mais 16 ginastas do CAGPD medalhados com bronze na categoria Aerodance:

– Letícia Oliveira, Camila Pires, Filipa Macedo, Manuel Resendes, Júlia Alves, Matilde Cordeiro, Mara Cabral e Henrique Soares (escalão júnior);

– Matilde Ferreira, Carolina Machado, Maria Clara Moura, Diana Peres, Constança Resendes, Joana Reis, Margarida Goes e Maria Eva Amaral (escalão juvenil. Esta categoria foi ganha pela Estónia (juniores) e Espanha (juvenis).

Nos escalões mais novos, o trio iniciado composto por Isabel Machado, Benedita Monteiro e Gabriela Medeiros alcançam o sexto lugar, e na categoria grupo, juntamente com Clara Almeida e Leonor Câmara, alcançam o 7º lugar. A Estónia ganhou ambas as categorias.

Das restantes categorias que alcançam finais, destaque ainda para Sofia Amaral, Miriam Moutinho e Matilde Ferreira na categoria trio, ao alcançar o 7º lugar, sendo vitoriosos os trios de Itália e Lituânia.

De salientar, que no total de ambas as competições, foram 20 os ginastas do CAGPD medalhados nas diferentes categorias e escalões (dos 25 a nível nacional). A equipa da casa (ACG), e, URD, partilham as subidas aos pódios.

O Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada congratula todos os ginastas, treinadores e organização, bem como, todos os que de alguma forma ajudam o clube, nomeadamente o Grupo Bensaúde nos estágios internacionais.

Alguns ginastas seguem já para França onde farão um estágio com a seleção Francesa em Toulousse, seguindo-se três competições para apurar os portugueses que poderão representar Portugal na competição mundial por grupos de idade, e, Campeonato do Mundo de juniores e seniores que decorrerá em Setembro em Itália.

PUB