Olá, o meu nome é Noélia Arruda, & “A Saúde Fertil da Mulher” é uma rubrica que é emitida na Açores 9 rádio e que depois é disponibilizada em Podcast, onde iremos abordar a essência da Mulher ao longo da vida, nas várias fases do ciclo de vida feminino, desde a vida intrauterina até à pós-menopausa, sempre com um olhar de proteção e promoção da sua saúde na vertente física, mental, emocional e espiritual.

Gostaria de convidar todas as mulheres para que abram a sua mente e o seu coração para a transformação, porque é realmente possível mudar a sua vida! Por definição a endometriose é o aumento de tecido endometrial fora do útero, e nesta patologia a nutrição é coadjuvante em todos os aspetos: hábitos e consumos alimentares, aumento de nutrientes específicos, uma boa higiene do sono e um estilo de vida ativo.

Naturalmente o tecido endometrial cresce no início do ciclo menstrual, transforma-se após a ovulação para permitir a implantação de um possível embrião e descama durante a menstruação para voltar a crescer no ciclo seguinte.

Na endometriose há um maior risco de um envelhecimento precoce do ovário e de todo o sistema reprodutor feminino que possui mais stress oxidativo.

O stress oxidativo ocorre ao nível das células do nosso organismo e é como se as células interiormente estivessem em esforço para se equilibrarem individualmente e quando não conseguem morrem e assim vamos envelhecendo.

No sistema reprodutor feminino o aumento de stress oxidativo é provocado por alterações na formação da glutationa, ou seja, por falta de um sistema protetor antioxidante do organismo, vai haver mais óvulos com stress oxidativo e com menos capacidade antioxidante, para que sejam óvulos férteis e fecundáveis.

Além disso se o sistema de todo o organismo está mais inflamado e com mais stress oxidativo, vai haver maior dificuldade do organismo ter acionado o sistema antioxidante e gera dificuldade em eliminar as toxinas introduzidas pelos alimentos, pela água e pelo ambiente em que estamos envolvidos.

Neste sentido devem-se realizar uma série de estratégias para minimizar o stress oxidativo e aumentar o poder antioxidante do organismo: Consumo de alimentos ricos em antioxidantes, suplementação especifica para que aumente o poder antioxidante do organismo e um ótimo funcionamento celular, boa higiene de sono, através de noites de sono em quantidade e em qualidade, criar rotinas para um transito intestinal regular e praticar atividade física – tudo isso para normalizar o funcionamento hormonal e capacidade antioxidante geral do organismo.

Termino com a seguinte reflexão: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde?

Viva Bem… Coma melhor!

Até para a semana!

PUB