O Presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, enalteceu esta quinta-feira, o mais recente trabalho de José Carlos Almeida – “Caricartoons” – que expõe 200 caricaturas digitais concebidas pelo autor.

“É sempre com muito gosto que participo em situações em que os nossos políticos e a sociedade são caricaturadas. Inteligentes são aqueles que sabem rir-se de si próprios. Saber aceitar humor, demonstra que a pessoa é despida de complexos e está bem inserida na sociedade onde vive”, frisou o autarca.

Pedro Nascimento Cabral, que falava durante a sessão de apresentação do livro, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, elogiou o trabalho de “grande inteligência” do autor que “utilizou as palavras, o desenho e o humor para criar este brilhante livro conceptual de sátira”.

“Estas caricaturas registam momentos muito próprios da história de Ponta Delgada, dos Açores e do mundo. Com este livro, criou-se um arquivo que cataloga as nossas vivências, o momento em que fizemos parte desta sociedade e permite-nos entregar este legado aos nossos descendentes”, acrescentou o autarca.

O Presidente do Município afirmou ainda que “a expressão artística visual é sem dúvida uma forma de comunicação direta e impactante. Com esta sua obra, o autor mostra não só o artista talentoso que é, mas também, a sua inconfundível capacidade de transformar o que observa, em mensagens de cariz humorístico capaz de entreter o seu leitor. Este livro é de facto uma criação que nos apraz a todos”.

Também na ocasião, José Carlos Almeida explicou que as suas caricaturas “não foram feitas com intenção de denegrir nem ridicularizar ninguém. O meu objetivo é que, através do humor, possa transmitir uma opinião sobre uma situação política ou social e, principalmente, criar uma imagem estética e psicológica da pessoa”.

Na cerimónia estiveram também Osvaldo Cabral, Diretor Executivo do Diário dos Açores, que foi o responsável pela legendagem das caricaturas e o jornalista Sidónio Bettencourt, que fez a apresentação do livro e leu os versos que Gualter furtado escreveu sobre o autor, que abaixo transcrevemos:

CARICARToons

Um Livro das Caricaturas
Do artista das Esculturas
É lançado quinta-feira
Apresentado pelo Sidónio
Que transporta a bandeira
Da rádio e do património

Livro das Caricaturas
De importantes figuras
Da Sociedade Micaelense
Do Almeida escultor
Um Homem de valor
E um ilustre Arrifense

A editora Publiçor
Que rima com Açor
Lança mais esta obra
De arte e engenho
Elevação no desenho
E riso quanto sobra

Gualter Furtado

PUB