O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo os grupos Ocidental e Central dos Açores devido às previsões de agitação marítima, com ondas que podem chegar aos sete metros, vento e chuva.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo para o grupo Ocidental (Flores e Corvo), referente a agitação marítima com ondas sudoeste (SW) de seis a sete metros, passando a oeste (W), está ativo desde as 12:26 locais (13:26 em Lisboa) de hoje, mantendo-se até às 05:00 locais de sábado.

Flores e Corvo estão ainda sob alerta amarelo referente a vento “direção de sudoeste (SW), rodando para oeste (W)”,

até às 14:00 de hoje.

Para o grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) o IPMA emitiu aviso amarelo referente a “precipitação por vezes forte”, que já está ativo e vai também vigorar até às 14:00.

As cinco ilhas do grupo Central vão estar ainda com aviso amarelo, entre as 14:00 e as 23:00, tendo em conta as previsões de “agitação marítima, com ondas oeste (W) de seis a sete metros”.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PUB