O deputado do PSD/Açores Paulo Simões congratulou o Governo Regional pela criação de soluções com vista a salvar a comunicação social açoriana da situação que está a atravessar.

“É com profundo agrado que vemos o Executivo Regional dedicar particular atenção à comunicação social açoriana e, mais do que mostrar preocupação, a revelar soluções que podem efetivamente contribuir para a sustentabilidade dos jornais e rádios que alimentam a liberdade, a democracia e a autonomia das nossas nove ilhas”, afirmou.

Paulo Simões, que falava no debate do Programa do XIV Governo Regional, considerou que as soluções assentes num “quadro legislativo de apoio financeiro transparente e objetivo, garantem a estabilidade e previsibilidade aos órgãos de comunicação social regionais sem que abdiquem da sua independência editorial”.

Segundo o parlamentar social-democrata, as respostas passam igualmente pela “revisão do número de assinaturas de jornais e plataformas online, da publicação da publicidade institucional, exemplos que configuram soluções objetivas e concretizáveis no apoio à comunicação social”.

O deputado sublinhou que “o modelo clássico em que se alicerça o negócio da comunicação social está esgotado”, assistindo-se ao “definhar de muitos jornais e rádios nos Açores, ao longo dos últimos anos”.

“Se nada for feito corremos vários riscos, desde logo, de termos jornais e rádios a fecharem as portas ou definharem ao ponto de apenas sobreviverem como repositório de informação veiculada por terceiros”, advertiu.

Paulo Simões prosseguiu a sua intervenção alertando também “para o risco ainda maior de ver cair em mãos pouco escrupulosas jornais e rádios das nossas ilhas ao serviço de interesses incompatíveis com a liberdade de imprensa que todos devemos defender. Doa a quem doer”.

“É, pois, com profundo agrado que vemos a atenção e preocupação deste Governo em resolver esta matéria essencial para a sobrevivência dos media açorianos”, concluiu.

PUB