Lúcio Rodrigues realçou que, nos Açores, “não podemos continuar a ter clubes com apoios do Governo Regional em atraso”, nem “associações que dizem que não realizam campeonatos regionais porque não têm verba para os fazer”.

O deputado socialista, eleito pela ilha do Faial, falava na Assembleia Legislativa Regional, no debate do programa de governo, apresentado pela Coligação PSD/CDS/PPM que, claramente, “não serve os Açorianos”.

Após salientar a importância e os benefícios do desporto e da atividade física para jovens e menos jovens, Lúcio Rodrigues frisou que o desporto e a atividade física “não podem ser apenas palavras bonitas nos programas do Governo ou nos planos e orçamentos”, mas devem ser “acompanhados de investimento real”, porque, por exemplo, “previnem comportamentos desviantes nos jovens e promovem o bem-estar dos Açorianos”.

O parlamentar do PS realçou que durante o mês de janeiro, anteriormente às eleições de 4 de fevereiro, “muito se pagou, mas não se pagou tudo” e reforçou que aquilo a que assistimos é a “clubes a bater à porta dos municípios, para fazer face àquilo que o Governo Regional ainda não pagou”, alertando que “estamos em março e as épocas desportivas acabam daqui a dois meses”.

Lúcio Rodrigues destacou, igualmente, que o parque desportivo Açoriano está em “péssimas condições”, fruto de um “desinvestimento do Governo Regional PSD/CDS/PPM nos últimos três anos”, que preferiu “promover o desporto com mochilas, com cachecóis, com toalhas, enfim, com tudo aquilo que fosse possível aparecer em fotografias”.

O socialista apelou também a uma “maior coordenação entre departamentos do Governo”, uma vez que sempre que os clubes ou outros agentes desportivos pretendem captar eventos internacionais para realização na Região, “batem a uma porta, dizem que é na outra”, salientando que estes eventos “trazem valor acrescentado para a nossa Região”.

Lúcio Rodrigues destacou a importância que este tipo de eventos tem para as nossas ilhas, designadamente por ajudarem os empresários do turismo a combater a sazonalidade e fazer face à época baixa.

“Para as nossas ilhas, estes tipos de eventos são importantes nas épocas baixas. Há bem poucos dias tivemos essa situação no Corvo, onde há o risco de não ocorrer um evento, nomeadamente por questões de passagens aéreas e é preciso ter isto em atenção”, exemplificou.

Lúcio Rodrigues salientou que se o Governo Regional, que tanto apregoa solidez financeira, “pagasse o que deve aos clubes e às associações desportivas dos Açores, estes iriam libertar-se do sufoco financeiro que têm vivido nos últimos três anos”.

“A coligação PSD/CDS/PPM está há três anos no Governo, tomou posse em 2020. Estes partidos foram eleitos pelos Açorianos para governar outra vez e é a eles que cabe resolver os problemas dos nossos clubes e das nossas associações. Agora a coligação do PSD/CDS/PPM tem de trabalhar para cumprir a vontade dos Açorianos, não limitar-se a atirar culpas para a esquerda e para o PS”, finalizou o deputado socialista, Lúcio Rodrigues.

PUB