Texto e foto: José Araújo

O HC Ponta Delgada venceu no passado dia 9 de março por 4 – 2, o HCP Grândola “B”com 2 – 1 ao intervalo para os micaelenses, jogo realizado no pavilhão Sidónio Serpa em Ponta Delgada, numa partida em atraso da 4ª jornada da 3ª Divisão Zona Sul “B”.

E foi o Grândolapor intermédio de Guilherme Jesus que abriu o ativo aos 21:21 numa boa transição. Aos 13:22 e numa transformação de uma penalidade Pedro Soares faz o 1 – 1 e aos 7:42 de um livre direto desfazendo o empate para os micaelenses 2 – 1, com que terminou a 1ª parte.

E numa apreciação aosprimeiros 25 minutos o HC PDL entrou lento, pelo que foi aumentando a intensidade até ao empate. Começou por rodar a bola, abriu linhas de passe que Pedro Soares não concretizou pois tinha na baliza adversária um obstáculo difícil de ultrapassar.

Por outro lado, o Grândola colocou intensidade no jogo nesta primeira parte,abriu linhas na tentativa de marcar e ir para o intervalo, com o jogo empatado e disputa-lo nos segundos vinte e cinco minutos.

O resultado de 2 – 1, cria em quem está à frente do marcador alguma ansiedade e quem está a perder mais motivação para virar o marcador, pois não tem nada a perder.

Os micaelenses neste jogo não baixaram o ritmo, conseguiram anular as transições do adversário, mas foi o Grândola que empatou o jogo 2 – 2 aos 15:30 por intermédio de João Correia.  Nestes primeiros 10 minutos da 2ª parte já o Nelson Calisto tinha sido punido com dois cartões azuis um aos 18:45 e outro aos 16:46.

Pedro Soares é um atleta que quando está em pista ajuda a resolver os jogos com muitos golos, mas aos 6:51 falhou na marcação de um livre direto, mas por defesa de Vicente Reis que transmitia confiança aos seus colegas para tentar levar de vencida os micaelenses.

O HCP Grândola ao atingir a décima quinta falta, a equipa foi punida com um livre direto que Fábio Larsen concretizou, desfazendo o empate 3 – 2 aos 2:31 para o HC PDL. Com este golo os Continentais não baixaram os braços pois ainda tinham cerca de três minutos para marcar dois golos e levar os conquistar os 3 pontos em disputa.

O HC PDL neste jogo manteve a emotividade e persistência e numa boa transição de Nelson Calisto faz o 4 – 2 aos 1:09, “matando” o jogo.

O minuto final foi de grande intensidade para o Grândola e numa bola disputada atrás da baliza dos micaelenses o “caldo entornou” e o árbitro Fernando Lopes teve de advertir verbalmente João Correia e mostrou cartão vermelho direto ao Guilherme Jesus aos jogadores do HCP Grândola.

O jogo terminou poucos segundos depois, com a vitória do HC Ponta Delgada por 4 – 2, somando mais três pontos na tabela classificativa. Os micaelenses estão em 7º lugar em 18 jogos, com 24 pontos, resultante de 7 vitórias, 3 empates, 8 derrotas com 71GM e 88GS.

Esta jornada dupla termina no dia das eleições, com o jogo Marítimo – Grândola da 20ª jornada no Pavilhão Municipal Carlos Silveira.

Não podia deixar de expressar nesta minha crónica, o meu lamento, por este campeonato estar a disputar ainda jogos em atraso da 4ª jornada, faltando ainda da 6ª, 8ª 10ª e 12ª todos a realizar em Ponta Delgada, quando já temos jogos disputados da 2ª volta para “impor” (muito embora regulamentadas) jornadas duplas para reduzir custos e não a valorização do Hóquei Patins.

Será que este campeonato se joga com verdade desportiva, pela forma como é disputado. As equipas Açorianas já deixaram de realizar jornadas duplas no Continente já lá vão uns bons anos, houve bom senso de quem de direito.

Louvo esta 3ª divisão, pois cativa cada vez mais equipas a participar nela, pois serve sim para lançar muitos jovens de Sub 19 e 23 anos a disputar um campeonato nacional muito competitivo.

Com arbitragem de Fernando Lopes árbitro de Categoria “B”, que nem sempre esteve bem ao longo deste jogo, principalmente na mostragem de cartões.

As equipas alinharam e jogaram

HC Ponta Delgada

Cinco Inicial: GR Rui Santos, Francisco Freitas, Pedro Soares, Nelson Calisto e Fábio Larsen

GR Michael Tavares, Miguel Pimentel, Mário Jesus, Carlos Bicudo e Tiago Pimentel

  • Treinadores: Sandro Melo e Herberto Resendes
  • Golos de: Pedro Soares (2), Nelson Calisto (1) e Fábio Larsen (1)
  • Disciplina: Nelson Calisto (azul e azul) e Miguel Pimentel (azul)

HCPGrândola “B”

Cinco Inicial: GR Vicente Reis, Tomás Matos, João Correia, Guilherme Jesus, Bruno Rodrigues.

GR Martin Silva, Diogo Costa, Afonso Dias, Pedro Costa

  • Treinador Tiago Gonçalves
  • Golos: João Correia (1) e Guilherme Jesus (1).
  • Disciplina: João Correia (adv.), Pedro Costa (azul) e Guilherme Jesus (vermelho)
PUB