O cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) pelos Açores às eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, José Luís Parreira, defende soluções para “garantir mais acesso à saúde” por parte dos contribuintes, propondo medidas que vão desde reformas ao nível dos cuidados primários, combate as listas de espera e articulação entre serviços públicos, privados e sociais de saúde.
Participando num evento que contou com a presença de Rui Rocha, Líder Nacional da IL, e onde foram apresentadas as soluções liberais para a área da Saúde em Portugal, o candidato açoriano reconheceu a “necessidade de garantir um Médico de Família para cada cidadão”, a “regulamentação e implementação das Unidades de Saúde Familiar de Modelo C”, “garantir a redução das listas de espera nos cuidados hospitalares” e “alargar alguns cuidados de saúde às Farmácias Comunitárias”.
Destacando em particular as Unidades de Saúde Familiar de Modelo C, José Luís Parreira sublinha que tais serviços “permitem mais respostas de proximidade e alargamento dos serviços disponibilizados através de uma maior integração de diferentes níveis de cuidados de saúde, devido ao aumento de autonomia de gestão previsto”.
“As propostas apresentadas pela Iniciativa Liberal para a Saúde passam por garantir mais acesso à saúde. Para tal, será necessário mudar o Sistema de Saúde em Portugal, propondo a Iniciativa Liberal um novo modelo designado SUA-Saúde (Sistema Universal de Acesso à Saúde), tendo por base o princípio de que pouco importa quem é o prestador dos cuidados de saúde: público, privado ou o setor social. Todos devem estar articulados para ajudar a melhorar a saúde dos portugueses, o que realmente importa”, afirmou.