Olá, o meu nome é Noélia Arruda, & “A Saúde Fértil da Mulher” é uma rubrica que é emitida na Açores 9 rádio e que depois é disponibilizada em Podcast, onde iremos abordar a essência da Mulher ao longo da vida, nas várias fases do ciclo de vida feminino, desde a vida intrauterina até à pós-menopausa, sempre com um olhar de proteção e promoção da sua saúde na vertente física, mental, emocional e espiritual.

Gostaria de convidar todas as mulheres para que abram a sua mente e o seu coração para a transformação, porque é realmente possível mudar a sua vida!

Atualmente, é unanime que a meditação tem um impacto benéfico em variadas patologias, funcionando como uma terapia alternativa coadjuvante no processo de recuperação dos indivíduos.

A meditação ajuda a baixar os níveis de stress no organismo e a relaxar a mente para ter mais energia saudável e uma experiência vibracional celular de bem-estar.

A meditação permite promover equilíbrios emocionais e psicológicos com o apoio de ferramentas que ajudam no dia-a-dia a contornar situações de ansiedade, stress ou mesmo a depressão.

Os níveis de stress elevados, ou seja, níveis elevados de cortisol, (hormona da fuga) de uma forma constante e permanente informa as nossas células que têm de aumentar o estado de alerta e com isso um sistema de inflamação torna-se generalizado no organismo, nomeadamente os óvulos e os espermatozoides que ficam com mais radicais livres, ou seja, mais inflamados e de pior qualidade.

Quando o casal procura há muito tempo a parentalidade, seja de forma natural ou medicamente assistida, tem um impacto muito grande tanto a nível emocional como ao nível das crises de identidade pessoais.

Com o passar do tempo, ao nível emocional gera-se um aumento do stress e consequentemente da inflamação de todo o organismo e isso vai ter um impacto negativo na fertilidade.

Aliar a meditação com uma alimentação rica em alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios, torna o organismo menos inflamado e equilibrado metabolicamente.

Os alimentos que têm esse poder estão largamente distribuídos e vivos na natureza – chá de erva doce ou camomila; os mirtilos e o abacate; os brócolos e o aipo; a beterraba e a couve roxa; os frutos secos e as sementes.

Com a prática da meditação e atenção plena no aqui e agora, permite-se baixar os níveis de stress…

E a verdade é que quando há mudança nos comportamentos e pensamentos há resultados diferentes e a gravidez acontece.

Termino com a seguinte reflexão: Os Alimentos são para Todos os dias.

E a sua Saúde? Viva Bem… Coma melhor!

Até para a semana!