O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou hoje até domingo o aviso amarelo já emitido para as ilhas do grupo Ocidental dos Açores, devido às previsões de agitação marítima.

As restantes ilhas do arquipélago estão também hoje com avisos amarelos por causa de precipitação.

Para as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo), o IPMA emitiu aviso amarelo, devido às previsões de agitação marítima (ondas de noroeste, passando a norte), válido entre as 17:00 locais de hoje (18:00 em Lisboa) e as 07:00 locais de domingo (06:00 em Lisboa).

As ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo Oriental), estão sob aviso amarelo, por previsão de “precipitação por vezes forte”, até às 20:00 locais (21:00 em Lisboa) de hoje.

Nas ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), o aviso amarelo do IPMA, também devido à “precipitação por vezes forte”, é válido até às 17:00 locais de hoje (18:00 em Lisboa).

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.