Um homem de 41 anos, detido por suspeita de violência doméstica contra a mãe, ficou em prisão preventiva em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, adiantou hoje o Comando Regional da PSP dos Açores.
Em comunicado, a PSP explicou que a Divisão Policial de Angra do Heroísmo deteve, na segunda-feira, o suspeito “pela presumível prática do crime de violência doméstica contra a sua progenitora, de 80 anos”.
Segundo a PSP, a detenção ocorreu “no seguimento de um pedido de comunicação via Centro de Comando e Controlo, com a notícia de desavenças familiares”.
Uma vez no local, “os polícias da Esquadra de Angra do Heroísmo, vislumbraram a vítima à janela da sua residência, em enorme estado de nervosismo e a pedir auxílio à polícia”, tendo informado que “tem sido alvo de vários episódios de violência cometidos” pelo suspeito, acrescentou.
No interior da residência, o detido “começou a proferir diversas expressões ameaçadoras e agressivas contra a polícia”, tendo-se barricado na cozinha, munido com um martelo e ameaçando os agentes.
No decurso da intervenção policial, após alguma resistência, o homem “acabou por ser algemado e detido em flagrante delito”.
A PSP refere no comunicado que a vítima “vivia num quadro de especial censurabilidade por se tratar de pessoa especialmente fragilizada, não só pela sua idade avançada mas, sobretudo, pelos seus graves problemas de saúde”.
A mulher vivia “em condições indignas”, no piso superior da casa e sem acesso ao piso inferior, que era ocupado pelo suspeito, “uma vez que o mesmo havia obstruído a saída com mobília e evitava qualquer contacto com a sua mãe”, de acordo com a PSP.
O detido foi presente à autoridade judiciária competente que lhe aplicou a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.