A Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) dá início na sexta-feira ao projeto-piloto RIAC – Móvel nas ilhas de São Miguel e Terceira, para possibilitar um serviço “mais acessível e inclusivo” aos cidadãos, foi hoje anunciado.

Segundo uma nota do Governo Regional açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), a iniciativa pretende tornar mais acessíveis e inclusivos os serviços RIAC à população com mobilidade reduzida e/ou institucionalizada, levando-lhes meios para puderem renovar o Cartão de Cidadão ou o Passaporte Eletrónico Português.

O RIAC – Móvel estará disponível numa primeira fase nas ilhas de São Miguel e Terceira e, posteriormente, nas restantes ilhas, de acordo com a fonte.

O serviço será prestado através de uma viatura elétrica devidamente equipada para o efeito.

O projeto-piloto insere-se no programa de investimento “APR + Acessível, inclusiva e aberta” do Investimento C19-i06-RAA “Modernização e digitalização da Administração Pública – RAA”, da Componente 19 do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência – Açores.

Para poder usufruir do novo serviço da RIAC, o cidadão deverá fazer um agendamento através da Linha Verde de Apoio ao Cidadão do Governo Regional dos Açores (linha grátis), 800 500 501, que está disponível de segunda-feira a sábado (entre as 09:00 e as 22:00 locais) e aos domingos e feriados (entre as 10:00 e as 22:00 locais).