Olá, o meu nome é Noélia Arruda, & “A Saúde Fertil da Mulher” é uma rubrica que é emitida na Açores 9 rádio e que depois é disponibilizada em Podcast, onde iremos abordar a essência da Mulher ao longo da vida, nas várias fases do ciclo de vida feminino, desde a vida intrauterina até à pós-menopausa, sempre com um olhar de proteção e promoção da sua saúde na vertente física, mental, emocional e espiritual.

Neste início de ano convido todas as mulheres para que abram a sua mente e o seu coração para a transformação porque é realmente possível mudar a sua vida!

Hoje vamos falar sobre um pilar único para a Longevidade que é a Nutrição!

Sabemos que existe no mundo regiões na Grécia, no Japão, em Itália – Sardenha, entre outras, que são designadas de zonas azuis onde podemos encontrar uma maior concentração de mulheres e homens, com mais de 100 anos e que envelheceram sem problemas de saúde como seja a obesidade, doenças cardíacas, cancro ou diabetes.

E qual o segredo destas populações?

Estudos analisaram a sua alimentação e verificaram que a longevidade destas populações deve-se ao consumo de uma dieta mediterrânea, com uma grande percentagem de legumes e frutos secos (gorduras saudáveis), pouca quantidade de carne e lácteos, uso de batata-doce, leguminosas como feijões, cereais ancestrais, frutas fresca e da época, curcuma e chá de artemísia.

Estudos ainda referem que um baixo consumo de carne está associado a menos níveis de diabetes, cancro e morte em pessoas com menos de 65 anos. Por outro lado, o segredo da longevidade está assente na rede de convívios presenciais, hábitos regulares de atividade física de moderada intensidade e um desenvolvimento pessoal e espiritual de muita fé!

Termino com a seguinte reflexão: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde? Viva Bem… Coma melhor!

Até para a semana!