O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, afirmou esta sexta-feira que o investimento em curso no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Misericórdias cumpre o objetivo de bem servir a população.

É o caso da nova viatura elétrica entregue à Casa do Povo da Maia, na ilha de São Miguel, um investimento de 50 mil euros aprovado pelo programa “Gerações em Movimento” (GER-MOV), para usufruto dos utentes com mobilidade reduzida das valências daquela IPSS, como o Centro de Dia e de Convívio, promovendo o acesso de todos às atividades da Casa do Povo.

“Este projeto [GER-MOV] é sobretudo para valorizar as instituições de bem fazer e de proximidade com as populações, garantindo que estes fundos comunitários extraordinários possam não só ser executados na sua plenitude como possam, também, cumprir um objetivo de bem servir, neste caso instituições que servem as populações”, afirmou o Presidente do Governo.

Após a entrega das chaves da nova viatura ao Presidente da Casa do Povo da Maia, Jaime Rita, José Manuel Bolieiro partilhou ainda público testemunho do bom trabalho, da boa gestão, das excelentes instalações e atividades desenvolvidas pela Casa do Povo da Maia, uma IPSS que serve 131 utentes, de crianças a idosos, da freguesia da Maia e do concelho da Ribeira Grande.

Também no âmbito do PRR para a Região, em abril último foi inaugurada a obra de ampliação da creche da Casa do Povo da Maia, num investimento global de 133 mil euros, para a criação de um berçário para oito bebés, aumentando para 43 o número de vagas na creche.

O programa “Gerações em Movimento” (GER-MOV) teve início em 2021 e é promovido pelo Governo dos Açores, tendo já sido aprovadas um total de 105 viaturas.