Hoje vamos falar sobre os tipos de Dietas Equilibradas. De acordo com a cultura alimentar nas várias zonas geográficas, a ciência começou a identificar que determinados grupos de alimentos e consumos alimentares tinham um impacto benéfico em termos de saúde e longevidade naquelas civilizações.

A Alimentação Vegetariana rege-se pelo princípio de consumir alimentos de origem vegetal, contudo neste tipo de alimentação pode-se incluir ou não o consumo de ovos e lácteos.

Assim podemos ter uma alimentação ovo-vegetariana onde apenas se inclui os ovos e alimentos de origem vegetal ou alimentação lacto-vegetariana onde apenas se inclui os lácteos e alimentos de origem vegetal. Porém ainda pode existe a alimentação ovo-lacto-vegetariana onde se inclui os ovos, lácteos e alimentos de origem vegetal. Na alimentação crudívora existe apenas o consumo de comida crua ou cozida apenas a baixas temperaturas para não perder as propriedades dos alimentos. A alimentação frugívora é apenas o consumo de frutas, vegetais, legumes, cereais e leguminosas.

Por fim e ainda dentro da alimentação vegetariana existe o veganismo, que ao fim ao cabo é uma filosofia de vida, que se baseia em não consumir nada proveniente da proteína animal, incluindo o mel. O vegano preocupa-se com os cosméticos que tenham ingredientes de origem animal e roupa de lã ou seda.

A Alimentação Anti-Aging assenta no princípio que ao longo da vida há um decréscimo gradual da eficiência nas funções fisiológicas e bioquímicas do organismo, que aceleram o envelhecimento. Neste sentido, devemos inibir o stress oxidativo através do consumo de alimentos ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres e aumentam a eficiência na multiplicação celular e a sua longevidade. Alimentos como os morangos, mirtilos, framboesas, pimentos, tomate, beterraba, brócolos, feijão, grão-de-bico, lentilhas, entre outros alimentos coloridos, contribuem para retardar o envelhecimento celular. Alimentos ricos em açúcar, sal, gordura, adoçantes são de tal modo inflamatórios e oxidantes das nossas células que aceleram o envelhecimento. O funcionamento do trânsito intestinal e uma excelente integridade da parede celular é cada vez mais, fulcral para impedir que ocorra inflamação ao nível da parede intestinal, caso contrário amenta os radicais livres no organismo acelerando o envelhecimento.

A Alimentação Anti-Cancro, segundo Warburg (1931) a alimentação saudável e um estilo de vida anti-fisiológico é a solução! As células num ambiente de acidez são privadas de oxigénio, tornam-se cancerígenas e alimentam-se da glicose provida da alimentação.

Os consumos alimentares devem promover um ambiente alcalino, com oxigénio para que as células sadias promovam a sua correta multiplicação celular. Como exemplo de alimentos alcalinos temos a água, as frutas, os legumes, o azeite, os frutos secos, os peixes.

O estilo de vida para alcalinizar o organismo são a boa higiene de sono, reduzir os níveis de stress e a prática de atividade física. Comportamentos alimentares que acidificam o sangue são: ficar mais de 3 horas sem comer, o consumo de açúcar, o pão branco, o sal, as gorduras, ou seja, alimentos industrializados no geral.

Grata pela sua atenção e relembro: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde? Viva Bem… Coma melhor!

Até para a semana!

PUB