A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores apresentou hoje a plataforma digital “Azores What´s On”, que disponibiliza informação sobre eventos nas nove ilhas e é dirigida a residentes e visitantes do arquipélago.

A nova ferramenta digital, já acessível nos sistemas operativos IOS e Android, apresenta conteúdos em português e em inglês sobre os eventos culturais programados para as nove ilhas açorianas.

“Hoje em dia, vender turismo e vender um destino turístico, não é vender uma passagem de avião, nem um hotel. É vender uma experiência”, disse a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

Berta Cabral, que presidiu à apresentação da plataforma no auditório da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, salientou que o projeto, orientado para o turismo, pretende disponibilizar uma ferramenta a residentes e visitantes com informação sobre as atividades que a região tem “permanentemente para oferecer”.

“Quem nos visita vem à procura de uma experiência única e diferenciadora. E nós só nos afirmamos no turismo quando oferecemos uma natureza exuberante, um mar que proporciona uma imensidão de atividades marítimo-turísticas, de ecoturismo, etc., e quando podemos, também, colocar à disposição das pessoas aquilo que nós herdámos como tradições, como cultura, aquilo que são as coisas mais genuínas que nós, ao longo do ano, fazemos e proporcionamos a todos”, declarou.

A governante lembrou que o projeto da agenda insere-se no Plano Estratégico e de Marketing dos Açores, que foi revisto este ano, e assenta no objetivo da sustentabilidade.

A “Azores What´s On” é “uma agenda rica” que disponibiliza informação ‘online’ sobre “o que se passa” em cada uma das nove ilhas do arquipélago e planear viagens.

Também ajuda o mercado turístico interno, ao contribuir para reduzir a sazonalidade no território, disse.

“Aproveitando toda a evolução tecnológica que está disponível, nós quisemos fazer uma agenda rica, que está orientada para o consumidor, que é desmaterializada, que está ao alcance do clique do telemóvel de cada um, sempre disponível, e que eu julgo que vai ser uma ferramenta fundamental e importantíssima”, sublinhou.

Na opinião de Berta Cabral, também poderá contribuir para “evitar as sobreposições de eventos nos mesmos períodos de tempo”.

“Acaba por ser a plataforma onde todos os agentes podem consultar e verificar se o evento que estão a programar coincide com outro determinado evento”, referiu, por sua vez, Luís Banrezes, da empresa que criou o sistema digital.

O responsável diantou que a plataforma “Azores What´s On”, que surgiu para colmatar a distância originada pelo mar, “continua em progresso” e a versão hoje disponibilizada será trabalhada e melhorada.

Miguel Brilhante, do gabinete da secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, que apresentou o projeto, disse tratar-se de “uma agenda pioneira, protagonizada pelo Governo dos Açores, que, num único dispositivo digital, promove o arquipélago, as dinâmicas culturais e sociais, o associativismo, o empreendedorismo criativo e as plurais iniciativas institucionais”.

Segundo o responsável, a “Azores What´s On” disponibiliza cerca de 19 categorias de eventos, desde a música ao teatro, do desporto aos festivais, da gastronomia à educação, entre outros.

“É possível conhecer, ilha a ilha, cada uma das iniciativas que fazem dos Açores um destino com personalidade e dinamismo”, afirmou.

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