O Governo dos Açores vai avançar com uma iniciativa legislativa para apoiar financeiramente as ideias de negócio eleitas no âmbito da academia i9 Açores, anunciou hoje a secretária regional da Qualificação Profissional.
Citada numa nota de imprensa, Maria João Carreiro especifica que pretende-se apoiar as despesas com a criação de protótipos, testes e materiais no âmbito da i9.Açores-Academia Jovem de Ideias Inovadoras, “para que os projetos vencedores possam apresentar a sua melhor versão”.
Maria João Carreiro destaca ainda o “crescente interesse e participação” dos jovens na Academia Empreendedora – Escola de Líderes, que na terceira edição conta com a participação de 36 escolas de todas as ilhas, cerca de 70 professores, formadores e técnicos de instituições de ação social e 19 líderes em todos os concelhos, envolvendo no total “cerca de 1.500 crianças e jovens”.
Além disso, a governante anuncia como novidade a adaptação e implementação do programa de formação para o empreendedorismo no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada.
A Academia Empreendedora – Escola de Líderes, promovida através da Direção Regional da Juventude, é implementada em todos os ciclos de ensino, e visa “estimular os jovens para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais essenciais para a afirmação de um perfil empreendedor”.
Ainda de acordo com a titular da pasta da Qualificação Profissional, a Academia “estimula os jovens açorianos para uma atitude proativa na sociedade, para o espírito de iniciativa e cooperação, para os resultados e para a resolução de problemas”.
“Enfim, para as competências do século XXI que vão, seguramente, fazer a diferença na sua capacitação para a construção do seu próprio percurso pessoal, cívico, social e profissional”, explica.
A Academia Empreendedora desenvolve-se durante o ano letivo 2023/2024, culminando com a i9 Açores, a realizar em maio, na ilha de Santa Maria.
O investimento do Governo dos Açores na Academia Empreendedora foi reforçado, totalizando este ano 110 mil euros.