A deputada social-democrata Elisa Sousa questionou hoje o Governo dos Açores sobre as diligências efetuadas para “garantir a segurança” na estrada de acesso à Baía da Maia, na ilha de Santa Maria, indicou o partido numa nota de imprensa.

Segundo a nota do PSD, a deputada interrogou num requerimento o executivo açoriano PSD/CDS-PP/PPM sobre “que diligências estão a ser efetuadas para garantir a segurança do acesso da estrada regional à Baía da Maia, em Santa Maria, após deslizamentos de terras”.

Elisa Sousa quis ainda saber se “já foram efetuados estudos para avaliar as consequências dos aluimentos de terra naquela zona de veraneio”.

Em meados de outubro, a ilha de Santa Maria foi particularmente atingida por condições atmosféricas adversas, que levaram ao encerramento de vias e ao realojamento de quatro pessoas.

A parlamentar salvaguardou no requerimento que “o problema repete-se sempre que se verificam condições atmosféricas adversas, desde 2010”.

A deputada perguntou também quais as medidas que o Governo Regional tomou “para mitigar os efeitos” do temporal que se registou em Santa Maria.

Elisa Sousa refere que a Baía da Maia está numa área de paisagem protegida, sendo que “constitui um geossítio do Geoparque Açores, integrado no Geoparque Mundial da UNESCO, acolhendo cerca de duas dezenas de famílias com residência permanente”.

A social-democrata recorda que, em 2010, a infiltração da água e sua acumulação no solo “provocou o deslizamento de uma grande massa de terra na Baía da Maia, tendo obrigado a monitorização nos vários locais de Santa Maria onde ocorreram aluimentos, que assumiram maiores dimensões na Maia, também verificadas nas imediações da Praia Formosa e da Baía de São Lourenço”.

Elisa Sousa concluiu defendendo que é “importante garantir a segurança de quem se desloca à Baía da Maia, assim como de quem lá vive”.

PUB