A Câmara Municipal de Ponta Delgada e o Arquipélago Cromático, juntamente com outras entidades parceiras, estão a organizar um conjunto de concertos com o objetivo de homenagear personalidades nacionais e internacionais, trazendo ao público micaelense uma diversidade de sonoridades e estéticas.

A primeira iniciativa no âmbito deste ciclo é o concerto Centenário György Ligeti, que vai assinalar e celebrar os 100 anos do seu nascimento. Este compositor, nascido na Transilvânia, marcou a história da música no século XX com as suas obras influenciadas pelo estilo avant-garde que quebravam todas as tradições de composição, utilizando técnicas que exploravam, por exemplo, o uso de micro-intervalos, micropolifonia e polirritmos.

O concerto estreia vai ter lugar em Ponta Delgada, no Museu Hebraico Shaar Hashamaine, localização simbólica tendo em conta a origem judaica de Ligeti e pelo facto da sua vida e obra serem marcadas pela realidade da perseguição e fuga, fruto da sua origem.

Neste sentido, e para além da dinamização cultural, a Câmara Municipal de Ponta Delgada acredita que homenagear György Ligeti é homenagear todos aqueles que continuam a experimentar os paradigmas da intolerância e da não aceitação.

Quanto à programação do concerto, este estará dividido em quatro momentos distintos e será conduzido pelo agrupamento Quinteto Harmonia. O programa inicia-se com a peça “6 Bagatelas” da autoria do próprio homenageado, seguida por um excerto da obra “10 Peças para Quinteto de Sopros” também de Ligeti. Mais tarde, o concerto continua com a obra “Cinco Elegias” do compositor português Eurico Carrapatoso, terminando depois com elementos dos trabalhos do compositor húngaro Béla Bartók.

O concerto é gratuito e tem início às 18 horas do dia 28 de outubro.

A associação cultural Arquipélago Cromático, recentemente fundada em São Miguel, pretende assumir-se como um agente promotor da cultura no arquipélago dos Açores, dinamizando, valorizando e fomentando o meio musical na região.

PUB