Os habitantes da freguesia do Pico da Pedra, em São Miguel, nos Açores, passam a dispor, na sua Unidade de Saúde, de dois médicos e dois enfermeiros, após obras naquele espaço, foi hoje anunciado.
A Unidade de Saúde daquela freguesia do concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, tinha anteriormente um médico, um enfermeiro a tempo integral e outro a tempo parcial.
Numa nota de imprensa, o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) informa que os habitantes da freguesia do Pico da Pedra podem agora contar, na sua Unidade de Saúde, com “dois médicos e dois enfermeiros que estarão presentes naquele local durante cinco dias por semana, de segunda a sexta-feira”, entre as 08:30 e as 16:30 locais (09:30 e 17:30 em Lisboa).
As obras que permitiram aumentar a capacidade de resposta naquela unidade de saúde “foram realizadas pela Casa do Povo da freguesia, num exemplo da boa gestão da cooperação entre entidades de atendimento público, nomeadamente ao nível da prestação de cuidados de saúde”, lê-se na nota divulgada pelo Governo açoriano.
Assim, a Unidade de Saúde de Pico da Pedra passa a contar com dois novos gabinetes: de enfermagem e um médico.
“Esta obra permite igualmente que os 3.055 habitantes residentes no Pico da Pedra possam estar inscritos na sua freguesia, reforçando assim a política de proximidade e de acesso aos serviços de saúde para a população”, reforça a Secretaria Regional da Saúde e Desporto.
Ainda de acordo com a tutela, “2.019 utentes residentes no Pico da Pedra têm medico de família, havendo 66 que, por opção própria, não têm”.
Os restantes 970 estão inscritos em Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, ou noutra Unidade de Saúde.