As brigadas científicas para recolher cagarros, organizadas pelo Observatório do Mar nos Açores, voltaram a funcionar para procurar aves perdidas depois de abandonarem os ninhos.

Em nota de imprensa, o Observatório do Mar dos Açores explica que nas brigadas podem ser feitos “percursos de carro, de forma a procurar cagarros perdidos e também recolher dados rigorosos para ajudar os especialistas a perceberem ainda mais sobre esta espécie”.

“A Campanha SOS Cagarro ajuda estes animais jovens, que muitas vezes estão perdidos pelas ilhas, transtornados com as luzes artificiais e desorientados do caminho até ao mar. Uma das formas para ajudar estes animais é com a participação em Brigadas Científicas, organizadas pelo Observatório do Mar dos Açores”, lê-se na nota.

A Campanha SOS Cagarro, criada em 1995, pretende sensibilizar a população dos Açores para a proteção dos cagarros juvenis, que durante os meses de outubro e novembro começam a abandonar os ninhos, mas que acabam por cair em terra, desorientados com a iluminação noturna.

PUB