A Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM), organizou uma exposição fotográfica com título “Viver é ter histórias para contar!”. Esta exposição fotográfica vai ficar aberta ao público no átrio daquela Unidade de Saúde.

Esta exposição fotográfica teve como o objetivo de divulgar e sensibilizar a sociedade micaelense de que os Cuidados Paliativos não é o términus de vida e não têm como objetivo a cura da doença, mas sim proporcionar conforto e dignidade ao paciente e à sua família.

Presentes neste evento a Secretária Regional da Saúde e Desporto Drª Mónica Seidi, a presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, enfermeira Sandra Pereira, a médica e enfermeiro responsáveis pelos Cuidados Paliativos, Ana Sofia e Michael Passos, demais profissionais de saúde, pacientes e familiares.

Foi feita uma sensibilização e agradecimento pela médica Ana Sofia, responsável pelos Cuidados Paliativos, a todos os profissionais de saúde que acompanham os pacientes no dia a dia, e seus familiares. A Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, também enalteceu o empenho dos profissionais de saúde no acompanhamento aos pacientes e seus familiares.

Os cuidados paliativos são uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças graves e/ou crónicas, aliviando o sofrimento físico, emocional e espiritual.

A equipa dos Cuidados Paliativos é composta por profissionais de diferentes áreas e proveniências (medicina, enfermagem, psicologia, serviço social, reabilitação, nutrição, espiritualidade, entre outros).

Esses cuidados são prestados por uma equipa multidisciplinar e podem incluir tratamentos para alívio da dor, terapias complementares, apoio psicológico, entre outros.

No términus deste evento foi feita a foto de grupo, para mais tarde recordar, com todos os presentes no “Dia dos Cuidados Paliativos.”