A Campanha SOS Cagarro, que se realiza desde 1995, para conservar uma das aves marinhas mais emblemáticas do arquipélago dos Açores, arranca no sábado, com uma sessão, em Santa Maria, presidida pelo secretário regional do Mar e das Pescas.
Numa nota de imprensa, o executivo açoriano refere que a sessão contará com breves apresentações sobre a importância dos cagarros na Pesca do Atum, bem como um olhar sobre a campanha em Santa Maria, prevendo-se também a exibição do filme “Cagarro – A Vida Secreta”, realizado por Miriam Cuesta no âmbito de um projeto financiado pela ‘National Geographic’, com a presença da realizadora.
Os Açores abrigam 75% da população mundial de cagarros, uma ave marinha com um estatuto de conservação internacionalmente reconhecido, tornando-os líderes na proteção dessas aves.
A campanha já envolveu milhares de cidadãos e de entidades, que se unem em brigadas de resgate para auxiliar os juvenis que, ao saírem dos ninhos, durante a noite, são afetados pela poluição luminosa, caindo em terra.
A campanha ocorrerá até 15 de novembro e, durante esse período, apela-se a todos os que circulam à noite nas estradas costeiras para conduzirem com extrema precaução.