O presidente do PS/Açores pediu hoje ao Governo Regional para resolver com “rapidez” a falta de professores e assistentes operacionais nas escolas e advertiu para as “falhas” na atribuição de bolsas a crianças com necessidades educativas especiais.
Após uma visita à escola Básica Integrada dos Arrifes, em Ponta Delgada, Vasco Cordeiro alertou para a “falta de professores” nas escolas da região neste arranque do ano letivo.
“O facto é que, à data da semana passada, se estimava em cerca de 300 as vagas de professores, que estavam umas abertas e outras em curso, mas com a necessidade de serem preenchidas para assegurar o funcionamento normal na nossa região”, avisou.
O socialista também condenou a atuação do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) devido à falta de assistentes operacionais nas instituições de ensino no arquipélago.
“Julgo que houve algum descuido e alguma distração por parte do Governo Regional neste aspeto. É público que só na véspera de se iniciar o ano letivo é que o Governo Regional tornou público que faltariam duas centenas de assistentes operacionais que estariam em situação de baixa”, reforçou
O também líder parlamentar do PS na Assembleia dos Açores visou ainda as “falhas” na atribuição das bolsas a crianças com necessidades educativas especiais, o que “afeta diretamente” a possibilidade de aquelas crianças frequentarem as aulas.
“Houve uma distração e um descuido do Governo Regional nesse processo, mas há sobretudo a necessidade de ter em conta que não pode acontecer aquilo que são as notícias mais recentes que temos recebido e que são a de indeferimentos e recusas quanto aos bolseiros ocupacionais”, declarou.
E concluiu: “Esta visita pode servir como alerta ao Governo Regional para uma necessidade de maior diligência, mais atenção e mais rapidez na resolução desses assuntos”.