Lubélio Mendonça denunciou que “um dos maiores problemas que existe atualmente na ilha do Corvo é o clima instalado de medo, de pressão e de perseguição”, que “não deixa as pessoas exprimirem-se à sua vontade”, alertando também para o problema da falta de habitação.

O deputado do PS, eleito pela ilha do Corvo, falava no âmbito das jornadas parlamentares que o PS tem promovido naquela ilha, ao longo desta semana.

Lubélio Mendonça denunciou as dificuldades com a “falta de habitação na ilha do Corvo, quer para os Corvinos, quer para quem se desloca para trabalhar na ilha do Corvo”, que “encontra imensas dificuldades para encontrar uma habitação, para estar cá e para desenvolver o seu trabalho”.

“Na área da Habitação, o Governo Regional, ao invés de ajudar, o que fez foi inflacionar o preço dos imóveis e dos terrenos, dificultando muito a fixação dos jovens casais que querem começar a sua vida, o que seria particularmente importante para a ilha do Corvo”, lamentou o socialista.

Ainda na área da habitação, Lubélio Mendonça recordou a “recuperação de imóveis na zona antiga da vila”, um projeto que “vinha sendo feito nos últimos anos em cooperação com a Câmara Municipal de Vila do Corvo, e que infelizmente desapareceu”.

Lubélio Mendonça recordou o “enorme atraso na obra do Quartel dos Bombeiros e da nova Aerogare da Ilha do Corvo”, infraestruturas “fundamentais e que estão a fazer imensa falta”.

“A falta destes investimentos dificulta muito o acesso que quem nos visita e também a acessibilidade dos próprios Corvinos, que não podem ser considerados Açorianos de segunda categoria”, frisou.

Ao nível dos transportes, Lubélio Mendonça realçou que a lancha Ariel, a embarcação que faz as ligações marítimas entre as ilhas do Corvo e das Flores “reduziu o seu horário neste mês de setembro, o que dificulta muito a mobilidade dos Corvinos e de quem nos visita”.

O parlamentar socialista lamentou que, após três anos de governação deste Governo Regional de direita (PSD-CDS/PP-PPM, com apoio da IL e do Chega), os seus protagonistas políticos “estejam mais preocupados em fazer nomeações e em condicionar a opinião dos cidadãos, em vez de contribuir para a resolução dos problemas dos Corvinos”.

“O grupo parlamentar do PS/Açores continuará a realizar todos os esforços para dar continuidade ao seu trabalho a nível parlamentar, de forma a contribuir para a resolução desses problemas e para melhoria da vida dos Corvinos e dos Açorianos em geral. Algumas destas questões foram engavetadas nos últimos 3 anos de Governo, como a Aerogare, o Quartel Bombeiros e a recuperação dos imóveis no centro da vila. É isso que nos move, nada mais”, finalizou o deputado do PS eleito pela ilha do Corvo, Lubélio Mendonça.

PUB