O Festival Cordas, que decorre de 01 a 08 de outubro na ilha do Pico, nos Açores, inclui mais de 20 eventos públicos e outros tantos em escolas e instituições privadas, anunciou hoje a organização.

De acordo com a MiratecArts, o evento abrange as seis freguesias do concelho da Madalena, com uma programação ao vivo em cenários naturais e espaços culturais, e ainda sessões ‘online’.

“Desde a cratera da montanha às piscinas naturais, Cordas é um dos festivais mais singulares no mundo pela sua localidade, a ilha do Pico, mas também pelo foco de os seus artistas se dedicarem à arte dos cordofones, apresentando várias culturas através de instrumentos de cordas”, destaca a associação MiratecArts em comunicado, citando a Transglobal World Music Chart Festival Awards, que atribuiu o galardão Global TOP10 ao festival açoriano.

Os concertos dividem-se por locais tão variados como o auditório da Madalena e a biblioteca da ilha, que “são casa do festival desde que abriram portas”, além do Santuário dos Dragoeiros, no Museu do Vinho, e do maior tubo lávico do país, a Gruta das Torres.

Também a MiratecArts Galeria Costa vai transformar-se num palco e haverá ainda música ao vivo em espaços como a Gare Marítima da Madalena, o aeroporto do Pico, o centro e ruas da vila da Madalena, e a Paisagem da Cultura da Vinha da ilha do Pico, no Moinho dos Frades.

No programa ‘online’ destaca-se o Duo Ilha Negra – Laurindo Cardoso e José Fontes, tocadores de vários instrumentos de corda na ilha -, com atuações previstas em todas as freguesias do concelho da Madalena, que serão publicadas diariamente nas redes sociais do festival.

Segundo informação disponibilizada no ‘site’ do certame, o cantautor Romeu Bairos vai abrir a programação com uma apresentação no topo da montanha mais alta de Portugal: “O jovem pretende apresentar nova música, com a viola da terra, e convida o público a juntar-se na caminhada.”

A viola da terra, tradicional do arquipélago, será também celebrada com a pintura de Carlos Farinha, “artista convidado a explorar a sua visão da temática do festival”. O seu trabalho estará exposto na Biblioteca Auditório da Madalena.

O Gajo, Nuno Cristo, Maija Kauhanen, Ewout Adriaans, Tiago Toste, João Moniz, Tiago Lima, Raquel Dutra e Projeto Engengroaldenga são outros nomes integrados no cartaz.

 

PUB