O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, elogiou, no domingo, todos os açorianos e descendentes que “singraram e vingaram” na diáspora, em concreto nos Estados Unidos da América.

Numa intervenção num encontro promovido pela Portuguese-American Leadership Council of the United States (PALCUS), Artur Lima lembrou, por exemplo, empresários e políticos que têm feito um caminho de sucesso internacional, segundo uma nota divulgada pelo executivo.

“Onde está um açoriano, onde está um português, estão os Açores e está Portugal”, sublinhou o governante, que este ano é o convidado de honra das Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos.

Artur Lima referiu ainda que, na deslocação, tem mantido “contactos informais” com empresários da diáspora e defendeu o reforço de parcerias em campos como a ciência, a tecnologia, a exploração do espaço ou a preservação dos oceanos. Também lembrou que a 50.ª Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América decorrerá no final do ano na ilha Terceira.

PUB