As candidaturas aos apoios para modernização das escolas profissionais da Região Autónoma dos Açores, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), já estão abertas, informou hoje a Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.
Segundo uma nota divulgada no ‘site’ do Governo açoriano, até ao 31 de agosto as escolas profissionais devem submeter as candidaturas na plataforma Recuperar Portugal.
O aviso hoje publicado afeta às várias escolas profissionais dos Açores a verba de cinco milhões de euros para “aquisição de novos equipamentos, renovação e/ou atualização de oficinas, laboratórios e salas de formação, bem como aquisição de licenças absolutamente necessárias ao funcionamento dos equipamentos adquiridos”.
“O objetivo da Medida M9 – Apoio às Escolas Profissionais com Intervenção na Formação e Reconversão Profissional de Adultos dos Açores é promover uma melhor resposta das Escolas Profissionais aos novos desafios das competências digitais, da formação à distância e do próprio mercado de trabalho”, lê-se na nota.
Ainda de acordo com o Governo Regional, os apoios a conceder no âmbito da medida “revestem a natureza de subvenção não reembolsável, sendo o financiamento às Escolas Profissionais assegurado a 100% pelo PRR”.