O Tondela seguiu hoje em frente na Taça da Liga de futebol, ao eliminar, nas grandes penalidades (4-2), o Santa Clara, em jogo em atraso da primeira eliminatória da prova, disputado nos Açores.
O jogo, o primeiro oficial da temporada para as duas formações, terminou igualado a zero no final dos 90 minutos, pelo que teve de ser decidido no desempate por grandes penalidades, favorável à equipa de Tondela, que vai defrontar o Vitória de Guimarães, da primeira divisão, na segunda eliminatória da competição.
Ao longo da primeira parte, o emblema insular dominou a posse de bola e apresentou mais iniciativa de jogo, contudo, apesar de um fulgor inicial, acabou por perder intensidade com o decorrer do tempo.
O Santa Clara dispôs de aproximações à baliza contrária, mas pecou no último passe, não tendo conseguido fazer qualquer remate à baliza contrária.
Ao Tondela, que jogou mais na expectativa, pertenceu o lance mais perigoso dos primeiros 45 minutos: um remate de Costinha de fora da área, aos 24 minutos, que passou ao lado do poste à guarda de Gabriel Batista.
Na segunda parte, o Santa Clara foi mais incisivo e melhorou na qualidade do jogo. Os açorianos ameaçaram o golo por Ricardinho (aos 48) e David Bruno, mas as pretensões foram negadas com defesas de Ricardo Silva.
Os açorianos dominaram no segundo tempo, jogando a toda a largura do campo, mas faltou critério na finalização. Por seu lado, o Tondela apresentou muita dificuldade em subir no terreno e em assumir a bola.
Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Santa Clara – Tondela, 0-0.
No final das grandes penalidades: 2-4.
Marcadores no desempate por grandes penalidades:
0-1, Luís Rocha.
1-1, Adriano.
1-2, Cícero.
1-2, Klismahn (por cima).
1-3, Gustavo França.
2-3, Vinicius.
2-4, Rui Gomes.
2-4, Paulo Henrique (defesa do guarda-redes).
Equipas:
– Santa Clara: Gabriel Batista, Paulo Henrique, Rocha, Sidney Lima, David Bruno (Reinaldo, 80), MT, Adriano, Ricardinho, Bruno Almeida (Andrezinho, 75), Serginho (Klismahn, 87) e João Lima (Vinicius, 75).
(Suplentes: Marcos Díaz, Pedro Pacheco, Sema Velazquez, Reinaldo, Andrezinho, Ageu, Miguel Pires, Vinicius e Klismahn).
Treinador: Vasco Matos (substituído no banco por Leandro Pires devido a castigo).
– Tondela: Ricardo, Lucas Barros, Jota, Ricardo Alves, Luís Rocha, Hélder Tavares, Cícero, Costinha (Cascavel, 70), Pedro Maranhão (Luisinho, 70), Xavier (Rui Gomes, 56) e Dos Anjos (Gustavo França, 81).
(Suplentes: Joel Sousa, Rui Gomes, Cuba, Cascavel, Gustavo França e Luisinho).
Treinador: Tozé Marreco.
Árbitro: Diogo Rosa (AF de Beja).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Luís Rocha (25), Helder Tavares (37), Jota (64), Rui Lima (88) e Klismahn (88).
Assistência: 800 espetadores.