A freguesia de Pedro Miguel, concelho da Horta, Faial, nos Açores, tem uma nova igreja, inaugurada no domingo, após a reconstrução do templo, destruído há 25 anos pelo sismo que afetou a ilha em 09 de julho de 1998.
O novo templo é um dos dois últimos a reconstruir de um total de 13 igrejas afetadas pelo sismo de 1998, que destruiu 75% do parque habitacional do Faial e a obra em questão representou um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, dos quais cerca de 1,7 milhões suportados pelo Governo dos Açores, no âmbito do protocolo assinado com o Diocese de Angra e Ilhas dos Açores.
Segundo uma nota divulgada no ‘site’ do Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), a nova igreja foi construída de raiz e tem capacidade para 180 pessoas sentadas, num projeto da autoria do arquiteto madeirense João da Cunha Paredes, que assina o projeto de várias igrejas construídas na Diocese do Funchal e no continente.
A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, presente na inauguração, sublinhou a importância desta obra para aquela localidade da ilha do Faial, afirmando que, “com a nova igreja, a freguesia de Pedro Miguel pode virar a página e resgatar a sua memória”.