As XX Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada vão ter início já esta quarta-feira, 5 de julho, com uma vasta programação religiosa, cultural e profana que se estende até domingo, 9 de julho.

A programação vai ter início às 20h30 com a conferência inaugural, este ano proferida pelo Bispo D. Armando Esteves Domingos sob o tema “Sinodalidade ”, na Igreja de São Sebastião. Após a cerimónia, no mesmo local, haverá um momento musical proporcionado pelo grupo “Cantigas ao Desafio”.

Na quinta-feira, vai ser inaugurada a exposição “Divino em Objetiva 22” da autoria da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, às 18h no Largo da Matriz. No mesmo local, meio hora mais tarde, será inaugurada a tenda do Divino Espírito Santo de Alenquer e assinado um protocolo de geminação entre os dois municípios. Também neste dia, está previsto um concerto da “Sinfonietta de Ponta Delgada”, às 21h, na Igreja de São Sebastião.

Na sexta-feira, pelas 20h, irá realizar-se a habitual mudança da bandeira do Divino Espírito Santo, que este ano será acompanhada pela Banda Filarmónica Lira Nossa Senhora da Oliveira. A bandeira vai percorrer a Rua Comandante Jaime de Sousa, a Rua Luís Bettencourt, a Rua de Santa Luzia e a Praça do Município. Logo de seguida, a charanga dos bombeiros de Ponta Delgada irá desfilar.

Paralelamente, neste dia, vai também realizar-se a tradicional bênção da dispensa do Espírito Santo, o concurso e a arrematação da massa sovada e vai proceder-se à abertura do Quarto do Divino Espírito Santo e do Bazar de Artesanato dos Centros de Idosos do Concelho de Ponta Delgada. Pelas 22h30, a Banda Filarmónica Lira Nossa Senhora da Oliveira volta a atuar, desta vez no Coreto do Largo da Matriz.

No sábado a programação estende-se ao longo do todo o dia. Durante o período da manhã está prevista a distribuição de pensões às Instituições particulares de Solidariedade Social, seguida da inauguração do Triato do Espírito Santo e da partilha das sopas do Espírito Santo, ao meio-dia, no Campo de São Francisco.

A tarde continua com o Cortejo Etnográfico às 15h, que vai contar com a participação das 24 freguesias do concelho. O evento vai decorrer entre a Avenida João Bosco Mota Amara e a Avenida Infante D. Henrique.

A noite começa às 19h30 com a recitação do terço pelos grupos de jovens “Fiéis a Maria” e “Caminhando com Deus”. Às 20h e às 21h está previsto as atuações dos grupos “Cantigas ao Desafio” e “Brumas da Terras”, respetivamente.

Um dos pontos altos da programação é o concerto do artista de renome nacional e internacional “Toy”, que terá lugar na Alameda da Portas do Mar às 22h30.

O último dia das festividades começa com a habitual Missa da Coração às 9h30, no largo em frente a Igreja da Matriz, que vai ser animada pelo grupo Coral de São José e presidida pelo Bispo de Angra. Após esta celebração segue-se o típico bodo de leite na Praça Gonçalo Velho, às 11h, onde será servida massa sovada.

Pelas 16h vai realizar-se a Grande Coroação dos Impérios de Espírito Santo do concelho de Ponta Delgada que vai percorrer várias ruas entre o Campo de São Francisco e a Praça do Município.

As XX Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada encerram com o concerto da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada, às 21h, na Praça do Município.

PUB