O presidente do Governo dos Açores disse hoje que o executivo reforçou o apoio financeiro às instituições sociais que prestam auxílio aos idosos nos vários municípios da região autónoma, tentando recuperar o “período de abandono” do passado.

Segundo José Manuel Bolieiro, o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) está a dar apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes em todas as ilhas e em todos os municípios dos Açores, “reforçando o contrato programa e os meios financeiros” que estavam programados antes e que agora são sinalizados “com um aumento de valorização”.

“Porque o que assistíamos [no passado] era a um subfinanciamento crónico destas instituições que estavam a definhar e a terem a incapacidade de resolverem os seus problemas. O que temos é feito, sobretudo, uma recuperação de um período de abandono”, salientou.

O chefe do executivo açoriano falava na cerimónia de inauguração de obras de ampliação e requalificação da Casa de Repouso João Inácio de Sousa, no município de Velas, na ilha de São Jorge.

No caso desta instituição, José Manuel Bolieiro referiu que o atual Governo Regional corrigiu “o erro e a negligência do passado” e já apoiou obras com uma comparticipação total superior a dois milhões de euros.

“Ao contrário de outros, nós não fazemos da nossa marca ausência. Nós fazemos da nossa marca uma presença solidária, […] marcamos presença no apoio à Casa de Repouso João Inácio de Sousa e estamos, por isso, aqui a inaugurar e a fazer o que é justo. Não se trata de um favor. Mas, foi um esforço e tem que ficar registado, porque podem contar com este Governo em matéria social”, declarou.

O líder do executivo lembrou também que o Governo Regional tem um programa inovador para apoio aos idosos e às suas famílias: “Não abdicaremos de fazer continuamente esta aposta solidária e justa com os nossos idosos e com as famílias”.

A solidariedade social é “uma prioridade” para o Governo dos Açores, acrescentou, prometendo trabalhar para concretizar o desejo do presidente da Casa de Repouso João Inácio de Sousa de ampliar a instituição.

“É assim que vivemos. Comprometidos e corresponsáveis com o realizado, ambiciosos com o que ainda queremos realizar no futuro para o bem-estar dos nossos idosos, confiança das nossas famílias e pelo futuro dos Açores”, concluiu.

As obras hoje inauguradas rondaram os 700 mil euros.

A Casa de Repouso João Inácio de Sousa foi criada em 1903 e tem como área de atuação a população idosa e sem abrigo, com as valências de Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Alojamento Temporário, Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia, apoiando 158 utentes.

PUB