A Povoação comemorou, hoje, dia 3 de julho, 184 anos de elevação a Sede de Concelho e Vila. Na cerimónia solene que decorreu nos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara, Pedro Melo lembrou o passado histórico da Povoação, a luta pela “autonomia administrativa” e relembrou as preocupações do seu executivo e as promessas assumidas pelos sucessivos governos, quanto às melhorias das acessibilidades de Povoação/Furnas e ao acesso à Ribeira Quente. “As acessibilidades são uma das nossas maiores preocupações, mais propriamente a Estrada Povoação/Furnas e o acesso à Freguesia da Ribeira Quente, que como todos sabem são por estes dias, as 2 mais perigosas estradas da ilha de São Miguel. Estas requerem intervenções que se afiguram como fundamentais e estruturantes para o Concelho da Povoação e por isso desde sempre temos vindo a apelar para a necessidade de se avançar com estas obras, para que os povoacenses e quem nos visita possam circular com a mesma segurança nas nossas vias, como já circulam nas estradas dos outros concelhos da nossa ilha… Todos os povoacenses, e não só, anseiam por uma ligação digna e segura entre a Povoação e as Furnas e no acesso à Ribeira Quente, tal como prometido por outros e pelo atual Governo Regional. Precisamos de muito em breve ter notícias concretas relativamente à execução das Obras referenciadas”.

Pedro Melo disse no seu discurso que o concelho da Povoação “é presentemente reconhecido pelo inúmero potencial que detém em diversas áreas, demarcando-se no panorama regional pelo seu crescimento e pela imagem que transmite aos locais e a quem nos visita. O Turismo é exemplo disto mesmo como sendo uma das principais áreas de desenvolvimento deste concelho, mas não poderemos esquecer as outras áreas que sustentam a nossa economia, tais como a agropecuária, as pescas, entre outras”.
No entanto, o autarca reconhece que muito ainda há a fazer, requerendo-se, em muitas situações uma atuação conjunta das entidades, que embora com competências e responsabilidades distintas, deverão atentar ao desenvolvimento integral e equitativo de todos os concelhos. “A Câmara da Povoação tem assumido esta parceria de forma muito concreta, efetuando investimentos significativos na área da Saúde e da Educação do concelho, ainda que fora da esfera das suas responsabilidades, mas a verdade é que tudo o que pudermos fazer em benefício das nossas instituições e da nossa comunidade, continuaremos a fazê-lo. Até há bem pouco tempo, com a possibilidade que o Governo Regional nos concedia para aceder aos Programas sociais de emprego, conseguimos colaborar ativamente para manter os trilhos do concelho da Povoação em perfeitas condições, assim como os caminhos agrícolas que são, como todos sabemos, tão importantes para a atividade agropecuária, numa atitude reveladora da nossa parte de um verdadeiro espírito de cooperação, mesmo com aquelas que não são as nossas responsabilidades mais diretas”.

O Presidente da Câmara da Povoação pediu também maior facilidade e desburocratização no acesso aos fundos da Comunidade Europeia, pedindo que o Governo Regional olhe com outros olhos para a Povoação. “As limitações financeiras dos Municípios, por todos sobejamente conhecidas, obrigam à destreza da gestão Autárquica, muitas vezes dependente de fatores e entidades externas, como é o caso do Governo Regional e por seu intermédio do acesso aos fundos comunitários, para que nos possam ser permitidos investimentos de grande monta, que de outra forma não seria possível. Neste último caso em particular reitero a necessidade de um melhor acesso das Autarquias aos fundos provenientes da comunidade europeia. Tal como as entidades privadas por exemplo, que concorrem diretamente aos apoios existentes, entendo que as Câmaras Municipais e até mesmo as Juntas de Freguesia deveriam em nome da equidade social e institucional poder também aceder diretamente aos meios e ferramentas que a Comunidade Europeia proporciona, nomeadamente para a contratação de pessoal. A consciencialização, das necessidades mais prementes deste concelho impelem-nos a requerer uma atenção dedicada e excecional dos nossos parceiros, nomeadamente o Governo Regional. Desde há muitos anos que devido à emergente condição geográfica de concelhos como a Povoação e o Nordeste é necessário particularizar a descentralização em relação ao investimento realizado na ilha por exemplo, correspondendo ao muito esforço e espírito de reivindicação que temos empregado para o efeito”.

Nesta sessão solene, o Presidente da Câmara deixou uma palavra amiga aos nossos emigrantes “que mesmo longe continuam a acarinhar este concelho que os viu nascer” e apelou a que os autarcas do poder local se unam um prol do bem comum. “Aos nossos Autarcas da Câmara, da Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia deixo um apelo, ao incremento do sentido de comunidade e união, construída não na perspetiva das diferenças partidárias, mas na vontade de um povo unido, cujos anseios e desejos possam ser correspondidos, porque afinal estamos aqui em função daqueles que habitam este concelho, daqueles que lhe dão vida e alma própria”.

Em Dia de Aniversário do Concelho foram reconhecidos na cerimónia solene dos Paços do Concelho com o título de Cidadão Honorário, Carlos Ávila, antigo Presidente de Câmara; Gualter Furtado, distinto furnense e reconhecido economista açoriano e João Leite, natural da Povoação, a residir no Porto, exerceu vários cargos na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, nomeadamente onde foi responsável pela Biblioteca da FLUP, durante 35 anos, e Diretor dos Serviços de Documentação e Informação entre 1993 e 2015.

Foram também distinguidos nesta cerimónia com o Mérito Social, Norberto Araújo, por todos conhecido com “Betinho”, e a sua dedicação a várias instituições da comunidade, com destaque para o Mira Mar Sport Clube, Sandro Ferreira, antigo Presidente da Junta de Furnas e o seu abnegado trabalho ao Futebol Clube Vale Formoso e à comunidade e Gina Carvalho, a representar o projeto solidário MELIKA.

Finalmente o Mérito Cultural foi para a Associação Cultural e Recreativa do Concelho da Povoação Portas da Cultura.

PUB