O Governo Regional e a Universidade dos Açores (UAc) assinaram o contrato-programa de apoio à organização tripolar da instituição para este ano, que prevê a atribuição de uma verba de 800 mil euros, foi hoje anunciado.

Segundo uma nota divulgada pelo executivo, o vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, e a reitora da UAc, Susana Mira Leal, “assinaram já o contrato-programa de apoio à organização tripolar da Universidade dos Açores, referente ao ano de 2023”.

“O valor de apoio deste ano mais do que duplica os montantes disponibilizados pelo anterior Governo”, referiu Artur Lima.

O vice-presidente do Governo, citado no comunicado, salienta que “a este Governo não basta dizer que as instituições são centrais no processo de desenvolvimento dos Açores e depois conceder-lhes apoios manifestamente insuficientes”.

“A nossa política é coerente entre o discurso e a prática. A relação profícua com a Universidade dos Açores e o aumento do apoio ao seu desenvolvimento tripolar é mais uma das muitas matérias em que nos propusemos a fazer diferente”, sublinhou.

A resolução de Conselho de Governo, publicada recentemente, prevê a atribuição de uma verba de 800 mil euros, o que representa um aumento de 150 mil euros em relação à verba atribuída em 2022, conforme previsto no Programa do XIII Governo dos Açores.

O titular da pasta da Ciência adiantou ainda que o articulado do contrato-programa sofreu, este ano, “alterações muito significativas”, o que “não acontecia há mais de uma década”.

O contrato prevê novas obrigações da UAc que estão em linha com o aumento significativo do apoio até ao final da legislatura, nomeadamente o reforço da oferta formativa presencial e à distância, a captação de estudantes fora da região, a divulgação pública dos resultados da investigação e investimento em infraestruturas, entre outros, salientou o Governo Regional.

O contrato-programa assinado “resulta de um trabalho realizado nos primeiros meses de 2023, em conjunto com os órgãos da universidade, para melhorar o documento e incorporar conteúdos de interesse concreto para a Região Autónoma dos Açores”, acrescentou.

Dos diversos objetivos que integram o novo contrato-programa, “destaca-se a importância de alavancar as atividades académicas para chegarem a mais pessoas em todas as ilhas e melhorar a atração de recursos altamente qualificados para a região”.

“Estamos convictos que cada euro investido na Universidade dos Açores contribui para o desenvolvimento social e económico dos Açores”, adiantou o governante.

Artur Lima acrescentou que o executivo continuará “a reforçar os atuais mecanismos de apoio, para que o conhecimento produzido e disseminado pela universidade se reflita em resultados tangíveis para os açorianos”.

Paralelamente, rematou, “seremos cada vez mais exigentes e vigilantes no uso do dinheiro público investido na UAc, para que o caminho a percorrer seja de excelência e de inovação”.

PUB