A Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM), no âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Oceanos, vai promover, entre os dias 19 e 23 de junho, uma mega ação de limpeza costeira em algumas zonas de costa inacessíveis (por terra) das três ilhas do Triângulo (São Jorge, Pico e Faial), com recurso a embarcações e voluntários.
Os locais escolhidos foram previamente identificados pela DRPM, no decurso das suas funções de monitorização ambiental, aquando da realização dos censos de garajaus e gaivotas, e concentram-se na costa norte e sul de São Jorge e costa sul do Pico e Faial.
Os resíduos recolhidos na costa serão transportados, através das embarcações, até pontos de triagem em terra (previamente articulado com as autarquias e parques naturais de cada ilha), onde serão pesados por categoria e encaminhados para os sistemas de gestão de resíduos.
A realização desta iniciativa conta com a colaboração e apoio da empresa marítimo turística Noberto Diver, Okeanos, Universidade dos Açores, Escola do Mar dos Açores, Lotaçor, Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas das ilhas de São Jorge, Pico, e Faial, e câmaras municipais e juntas de freguesia das três ilhas (Câmara Municipal das Velas, Câmara Municipal da Calheta, Junta de Freguesia do Norte Grande, Junta de Freguesia de Santo Amaro de São Jorge, Junta de Freguesia do Topo e Junta de Freguesia de Santo Antão; Câmara Municipal da Madalena do Pico e Junta de Freguesia de São Caetano; Câmara Municipal da Horta, Junta de Freguesia de Castelo Branco e Junta de Freguesia do Capelo).
Os resultados obtidos irão contribuir para os objetivos dos projetos LIFE IP Azores Natura (nas ações “C10.1: Minimizar o impacto do lixo marinho nos habitats costeiros marinhos” e “C10.2: Gestão de habitats costeiros – recifes costeiros”) e OceanLit, dos quais a DRPM é parceira beneficiária.
Esta campanha de limpeza enquadra-se no objetivo da DRPM de minimizar, no médio e longo prazo, o impacto do lixo marinho costeiro na região. Com esta ação pretende-se também sensibilizar a população para o impacto do lixo marinho nos habitats costeiros das nossas ilhas.